Sociedade Limitada Unipessoal: O que é e como funciona

0

Você sabe o que é Sociedade Limitada Unipessoal? Veja nesse artigo o motivo dos empreendedores estarem optando por esse método de abertura de empresa. Veja a diferença entre EIRELI e Sociedade Limitada Unipessoal. 

O que você irá ver:

  • O que é Sociedade Limitada Unipessoal? 
  • Como funciona? 
  • Principais dúvidas frequentes
  • Conclusão

O que é Sociedade Limitada Unipessoal? 

 A Sociedade Limitada Unipessoal é regime no qual é destinado a apenas um sócio proprietário. No caso apenas uma pessoa é responsável pela empresa. 

Uma empresa pode se tornar uma Sociedade Limitada Unipessoal?

Sim, ela pode! Para que seja considerado uma Sociedade Limitada Unipessoal é necessário que todos os sócios tenham saídos sem nenhum tipo de vínculo com a instituição. 

Como funciona? 

Para entender como funciona a Sociedade Limitada Unipessoal é preciso saber como funcionava antes dela acontecer. Caso uma pessoa quisesse abrir um negócio e ser o único sócio e proprietário, haviam duas opções a EIRELI e EI. Veja abaixo!

EIRELI –  Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: Ocorre a diferenciação entre patrimônio empresarial e patrimônio particular. Para seguir é necessário o investimento de capital social de 100 salários mínimos, neste caso os custos rodeiam apenas a pessoa jurídica. 

EI – Empresário Individual: Diferente do primeiro, não é necessário realizar um capital social de inicio do investimento. Mas caso venha acontecer algo a pessoa responde como pessoa particular com o seu CPF.

O processo de abertura pela Sociedade Limitada Unipessoal é mais simples e menos burocrático por não precisar bancar de inicio cerca de 100 salários mínimos como no caso da EIRELI. 

Principais dúvidas frequentes

Existe um limite para a abertura da Sociedade Limitada Unipessoal? 

Não! Não existe um limite para abertura como ocorre na EIRELI que exige 100 salários mínimos.

Posso migrar da EIRELI para a Sociedade Limitada Unipessoal?

Pode sim, mas acontece que não é viável. Por já esta com a empresa em funcionamento não é interessante fazer essa migração. É interessante abrir uma empresa como Sociedade Limitada Unipessoal. 

Quantos sócios podem ter na Sociedade Limitada Unipessoal?

Um, é possível ter apenas um sócio e proprietário. 

O meu capital pessoal pode ser atingido? 

Depende, ocorre que o capital pessoal só será atingido caso seja comprovado existência de fraudes. Caso contrario apenas o capital social mesmo. 

Dica para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Com informações Marbo Contábil