Um anúncio da Caixa Econômica Federal (CEF) informou que, a partir desta segunda-feira, 27, é possível solicitar mais dois meses de pausa no pagamento das parcelas do crédito imobiliário contratado junto à instituição.

A medida é válida para aqueles imóveis financiados através do Programa Minha Casa, Minha Vida (faixas 1, 5, 2 e 3), bem como, do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos. 

De acordo com a Caixa Econômica, tanto os clientes de pessoa física quanto jurídica, que já foram contemplados com a pausa temporária de 120 dias concluída, também poderão prorrogar novamente o prazo por mais 60 dias.

A medida também está disponível para quem ainda não optou por essa alternativa, neste caso, será concedida a pausa de 180 dias. 

No caso das empresas, a pausa também está disponível para os financiamentos direcionados à produção de empreendimentos, além dos créditos disponibilizados para a aquisição e construção de imóveis comerciais na modalidade individual.

No que se refere às opções de pagamento parcial dos encargos, bem como, carência, também serão estendidas por mais 180 dias, entretanto, este prazo não poderá ser usado em conjunto com a pausa.

Na oportunidade, a instituição bancária lembrou que, durante o período de pausa, o contrato não está isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas.

Os valores dos recursos pausados serão acrescidos ao saldo devedor junto ao contrato, e reduzidos no prazo restante.

Características como, a taxa de juros e tempo inicial de contratados estabelecidos, não serão modificados.

Quem pode solicitar

A prorrogação do prazo é permitida aos clientes que estão com os contratos em dia, ou com no máximo, 180 dias de atraso.

Aqueles clientes que utilizaram o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para reduzir parte do valor da prestação também podem optar pela pausa.

O mesmo vale para pessoas jurídicas com contratos em dia ou em atraso por até 60 dias, correspondente a duas prestações.

Como solicitar a prorrogação

Clientes pessoas físicas podem fazer a solicitação de pausa de 180 dias ou prorrogação do período por mais 60 dias para aqueles contratos já atendidos pelo aplicativo Habitação Caixa, através dos telefones: 3004-1105 e 0800 726 0505, ou de forma automática pelo: 0800 726 8068, por meio das opções: 2 – 4 – 2.

No caso dos clientes pessoas jurídicas, o pedido de pausa nos contratos para aquisição e construção de imóveis comerciais pode ser feito pelo número: 0800 726 8068, pela opção: 2 – 4, ou contando com o auxílio de um gerente de relacionamento.

No que se refere a contratos de financiamento para a produção de empreendimentos, a solicitação deve ocorrer somente com o intermédio do gerente de relacionamento, que deve ser acionado preferencialmente por meio eletrônico

Canais de atendimento

  • Aplicativo Habitação Caixa: disponível gratuitamente nas lojas operacionais do Android e IOS;
  • Telefones: 3004-1105 e 0800 726 8068, opção: 7, disponível de segunda a sexta-feira, das 08 às 20h;
  • Telefone: 0800 726 8068, opções: 2 – 4, disponível de segunda a sexta-feira, em qualquer horário, além de sábado das 10h às 16h.