Saber quais são as melhores soluções para inadimplência e, assim, conseguir controlar a quantidade de clientes devedores representa uma estratégia fundamental para todo gestor que deseja controlar o seu fluxo de caixa e não ter prejuízos. 

Só para você ter uma ideia, uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que em setembro de 2019 houve a nona alta seguida do indicador que avalia a taxa de inadimplência no Brasil e a evolução continua, como você pode observar na imagem abaixo.

Se o “nome sujo” é um problema de crédito para os cidadãos, para as empresas pode ser sinal de prejuízo. Em casos de receitas recorrentes, a questão é ainda mais grave. O valor que deixa de entrar no financeiro pode afetar o pagamento de fornecedores e, até mesmo, a compra de materiais para a produção.

Considerando esses dados e que a economia vive um momento desafiador frente ao Coronavírus, conhecer as melhores soluções para inadimplência configura uma boa ideia, não é mesmo?

Para saber quais elas, descobrir qual taxa de inadimplência é aceitável, basta ler este post até o fim! 

Afinal, quais são as melhores soluções para inadimplência?

Confira, agora, quais são as melhores soluções para inadimplência por meio de dicas valiosas e práticas. 

1. Faça uma criteriosa análise de crédito

Abrindo a lista de soluções para inadimplência, está uma dica que apesar de conhecida por grande parte dos empresários, não é levada em consideração em muitos momentos por boa parte deles, que nada mais é do que fazer uma criteriosa análise de crédito. 

Essa medida é essencial, pois configura uma das formas mais seguras de prevenir a inadimplência. Afinal, se a pessoa já consta como devedora em outro estabelecimento, as chances de que ela cometa a mesma infração com a sua empresa são maiores.

Uma análise bem-feita deve considerar alguns fatores essenciais:

  • situação do CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito;
  • histórico de compras, caso já seja um cliente antigo;
  • renda mensal.

Diante dessas informações, é possível identificar duas tendências principais. A primeira com relação à intenção de pagar. Sendo assim, uma pessoa que tem o nome “limpo” e um histórico de pagamentos em dia demonstra uma predisposição para seguir nessa linha.

A segunda está relacionada com a capacidade de pagamento. Ou seja, a pessoa realmente tem condições financeiras de adquirir o seu produto ou serviço. 

Essa ação se faz ainda mais importante se a sua empresa costuma oferecer meios de pagamento diferentes do on-line, tais como parcelamentos via boleto bancário, carnê (próprio ou de financeiras) e cheques.

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2. Valorize os bons pagadores

A valorização dos bons pagadores é uma estratégia muito poderosa para evitar a inadimplência. Nesse sentido, o recurso mais utilizado é o desconto para o pagamento em dia. Dessa forma, o cliente é estimulado a cumprir com a data estipulada.

Outra forma de agradá-lo é oferecendo um cupom de desconto para as próximas compras. Assim, além de estimular o pagamento em dia reduzindo a taxa de inadimplência, você ainda encoraja uma nova venda.

3. Facilite o acesso dos clientes

Muitos casos de atrasos em pagamentos se dão por motivos simples. Um deles, bastante comum, é o não recebimento do boleto

Isso pode acontecer por inúmeros fatores, desde uma greve dos Correios até uma mudança de endereço por parte do cliente. Independentemente do motivo, é preciso oferecer uma alternativa.

A forma mais simples de resolver esse problema é fazendo o envio eletrônico da fatura. Ele pode ser realizado tanto por e-mail quanto por SMS, enviando o código de barras. 

Porém, o ideal é que o próprio cliente tenha acesso a um portal no qual ele acompanhe seus vencimentos e emita os boletos que deseja pagar.

4. Tenha o controle dos devedores

Ter um acompanhamento e controle dos clientes devedores é uma das soluções para inadimplência mais eficazes. Isso porque ao saber exatamente quantos são, quem são e qual é o valor que cada um deve, é possível elaborar uma estratégia de cobrança mais efetiva.

É importante também ter parâmetros. Afinal, uma taxa de inadimplência aceitável é de até 5%, como mostra o vídeo abaixo. Logo, ter esse valor em mente é uma prática recomendável. 

Nesse contexto, não vale só saber qual a taxa de inadimplência aceitável, é muito importante, também, não deixar que as dívidas perdurem por muito tempo. 

Nos primeiros dias, muitos boletos não são pagos por esquecimento ou pequenos atrasos. Portanto, logo que uma entrada não for identificada, o cliente deve ser acionado.

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Conheça, agora, mais três soluções para inadimplência altamente eficazes. 

1. Esteja pronto para acordos

Algumas dívidas podem se arrastar por meses e crescer como uma grande bola de neve. Nesses casos, nem sempre o cliente tem condições de quitar o valor integral depois de acrescidos os juros. Sendo assim, você precisa estar disposto a negociar.

Por mais que sua empresa não receba todo o valor esperado, um acordo financeiro pode proporcionar dois benefícios importantes:

  1. redução do prejuízo, diminuindo o impacto negativo nas contas da empresa;
  2. doutrinamento do cliente, que não se sentirá impune ao atrasar seus pagamentos.

2. Automatize os processos

A automação dos processos pode ajudar, até mesmo, na fase de prevenção das dívidas. Por meio de um sistema integrado, é possível enviar alertas de vencimento para evitar os pequenos atrasos por esquecimento, por exemplo. 

Além disso, esse sistema pode ser programado para enviar avisos em outras situações importantes, tais como:

  • vencimento (antes e no dia);
  • atraso (no primeiro dia e em intervalos pré-determinados);
  • suspensão de serviço;
  • envio do nome aos serviços de proteção.

Dessa forma, o cliente será avisado à medida que a situação da dívida dele se agrava. Isso ajuda a criar um senso de urgência e diminuir a taxa de inadimplência.

3. Contrate um serviço de cobranças

Se você tem muitos clientes e não possui uma equipe financeira robusta, o ideal é contratar um serviço especializado. Essa atitude ajuda sua empresa a focar em sua expertise e deixar que esses assuntos sejam resolvidos por quem tem mais capacidade técnica e experiência no mercado.

Enfim, diminuir a taxa de inadimplência não é uma tarefa fácil. Mas, seguindo as dicas deste artigo, você perceberá as dívidas de clientes diminuírem consideravelmente. Então, agora é aplicar esse conhecimento e desfrutar dos resultados! 

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Além disso, entre suas várias funcionalidades, conta como uma régua de cobranças que envia alertas sobre a falta de pagamento para os clientes, o que diminuiu o constrangimento de cobrá-los diretamente.

E ainda:

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Original de Iugu