Pandemia: Novas soluções para empreender em meio a crise

Para lidar com os desafios da pandemia, empresas se adaptam ao novo normal e lançam alternativas como serviços a domicílio, telemedicina e soluções onlines para lojas

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Empreender demanda resiliência e flexibilidade, ainda mais em tempos de pandemia em que se adaptar é o único caminho.

Não à toa, muitas empresas têm lançado novos serviços para suprir as necessidades da população e se adaptarem diante do novo normal.

Já outras nasceram por completo em meio à crise do COVID-19 como mostra o Portal Empreendedor.

Segundo o Portal, ocorreram 551.153 novos cadastros de microempreendedores no Brasil entre março e julhos, ou seja, 16.788 a mais do que o mesmo período de 2019.

Serviços como atendimento online, delivery de produtos, reestruturação no e-commerce das lojas físicas e serviço veterinário a domicílio estão entre algumas inovações. Confira, abaixo, novas soluções que surgiram em meio à crise:

DogHero

A DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, inovou em meio à crise do COVID-19 e lançou o serviço veterinário a domicílio.

Segundo o CEO, Eduardo Baer, já estava nos planos da empresa o lançamento desse atendimento, mas com a crise e mudança de comportamento das pessoas, foi necessário antecipar o serviço para atender às novas necessidades dos pais e mães de pets que estão em casa e precisam cuidar dos animais de estimação.

O agendamento da consulta é feito diretamente pelo aplicativo ou site e tem o preço médio de R$150.

A princípio, o serviço está disponível apenas no Centro, Zona Oeste e Zona Sul de São Paulo.

A DogHero também conta com serviços de hospedagens, passeios, pet sitter e creche.

e-thinkers

Para auxiliar pequenas marcas brasileiras que ainda não possuem uma estrutura de venda online, a e-thinkers, empresa de gestão de e-commerce de marcas premium, referência no segmento de moda de luxo no Brasil, lançou durante a pandemia dois novos produtos de atuação, o DIY e o 4Hands.

Como carro-chefe de atuação, a e-thinkers trabalha com o formato de co-gestão das lojas virtuais, por meio desse braço a empresa é responsável pelas áreas de Tecnologia, Design, Marketing, Comercial e Produção de cada cliente.

Já no serviço 4Hands a marca que contrata trabalha diretamente com o time de design, cadastro e programação da e-thinkers para montar sua loja virtual. 

Enquanto no DIY, o cliente tem acesso aos templates e funcionalidades criadas pela empresa durante seus sete anos de existência, mas implementa o site sem o auxílio do time e-thinkers. 

GetNinjas

Neste mesmo cenário, o GetNinjas vem reestruturando o modelo de oferta de serviços para que profissionais busquem alternativas por meio de serviços online e para que os clientes possam contratar profissionais de forma fácil e segura.

No período, a startup lançou três iniciativas: Ninja Remoto, Tudo.GetNinjas e Teletriagem.

O serviço Ninja Remoto auxilia clientes a fazerem pequenos reparos em casa.

O atendimento pode ser feito em uma chamada de vídeo, em que o profissional diz as orientações para que o cliente faça o reparo.

Já o Tudo.GetNinjas é resultado do incentivo da plataforma na contratação de serviços remotos.

Sendo assim, é contratar profissionais como psicólogos, nutricionistas, aulas a distância (idiomas, reforço escolar, etc) e contadores; bem como o serviço de Teletriagem, no qual clientes contam com médicos para dar orientações sobre o novo coronavírus. 

I wanna sleep

A I wanna sleep, retail tech focada em sono e relaxamento, também inovou seu negócio em meio a pandemia, com o objetivo de permanecer no mercado e oferecer o melhor serviço para clientes e também, uma estrutura para seus franqueados continuarem vendendo.

Em apenas uma semana, a marca implementou um novo formato de vendas: as LFOs (Lojas físicas online).

Anterior a este período, a rede de franquias só realizava vendas em lojas físicas, porém, com a crise impulsionada pelo novo coronavírus, criaram uma nova solução, onde cada loja ganhou um ambiente virtual dedicado a vendas, funcionando como um delivery de produtos para sono e relaxamento.

Desde o início da pandemia a marca já recuperou 70% do faturamento.