S&OP: Confira os possíveis erros que podem ocorrer e quais maneiras de evita-los

0

O conceito de S&OP ou planejamento de vendas e operações é relativamente simples de entender, porém, executá-lo não possui a mesma simplicidade devido ao número de pessoas envolvidas.

A maioria das empresas trabalha com departamentos segregados e cada um deles tem suas próprias agendas. 

Isso pode tornar difícil fazer com que todos concordem e sigam um determinado conjunto de regras por um longo período.

Por conta disso, alguns erros podem acontecer. No entanto, “todos eles podem ser evitados, fazendo com que o processo funcione sem problemas, seguindo as práticas recomendadas”, explica o diretor comercial da WCA Inteligência Comercial, Wan Ming Chung.

Para facilitar o entendimento, e executivo listou alguns dos possíveis erros e maneiras de como evita-los. Veja a seguir:

Falta de liderança

Um dos erros de S&OP mais comuns que as empresas cometem é a falta de liderança executiva. “Se um líder não estiver totalmente engajado, o processo não funcionará.”, explica Chung, completando que é preciso fazer alguns questionamentos sobre o motivo pelo qual isso acontece:

  1. É falta de informação?
  2. Eles entendem completamente o processo de S&OP?
  3. Eles estão recebendo as informações corretas para seguir em frente?

Um líder executivo precisa saber decifrar os indicadores e fazer as perguntas certas para seguir em frente com sucesso.

Falta de envolvimento de toda a empresa

Os principais problemas com S&OP geralmente não decorrem do processo em si, mas das dificuldades em executá-lo. 

Isso está relacionado a outro erro comum que os líderes de equipe cometem, quando na verdade falham em se comunicar entre as equipes.

“Quando S&OP é descrito como um processo que envolve todos os setores da empresa, ele realmente significa todos os setores”, comenta o executivo. 

Para garantir que o processo de S&OP seja executado sem problemas, é necessário transmitir as mesmas informações a todos os líderes, mas transmiti-las de uma maneira que cada departamento possa entender.

Foco em apenas um número

Em sua forma mais simples, o S&OP sempre teve em um número ou objetivo final. No entanto, simplificar demais pode ser prejudicial.

“Em vez de se concentrar em apenas um número, é preciso pensar no melhor e o pior cenário para trabalhar, além de uma opção realista entre eles, ou seja, incluir no planejamento a técnica de cenários ‘What If’”, completa o diretor. 

Falta de documentação

O S&OP é um processo longo e focado em objetivos de longo prazo. Portanto, é fácil entender por que as questões que foram discutidas no início de sua jornada geralmente se perdem com o tempo. 

“É importantíssimo manter documentadas todas as conversas realizadas nas reuniões, assim como os e-mails. Toda informação trocada durante o processo de S&OP é importante e pode fazer falta no final”, finaliza Chung.

Por WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.