Sou aposentado por invalidez, posso receber menos do que o auxilio doença?

Em alguns casos pode ser que aposentadoria por invalidez possua um valor menor do que o concedido pelo auxílio-doença

Segurados que estão recebendo o auxílio-doença podem receber um benefício maior que o de segurados aposentados por invalidez? Para esclarecer melhor essa questão vamos falar sobre casa beneficio e como cada um deles é calculado.

Auxílio-doença

O Auxílio-doença ou auxílio por incapacidade temporária é devido para todo o segurado que esteja temporariamente impossibilitado de realizar seu trabalho por motivo de doença ou acidente de qualquer natureza.

O valor do auxílio doença é calculado com base nas contribuições feitas ao INSS ao longo da vida, corresponde a 91% do salário-de-benefício, que é a média de 100% dos salários recebidos pelo trabalhador ao longo da carreira. 

Caso o benefício seja transformado em aposentadoria por invalidez, as regras mudam.

Aposentadoria por invalidez

A Aposentadoria por Invalidez ou Aposentadoria por Incapacidade Permanente, é o benefício concedido pelo INSS aos trabalhadores e segurados que sofrem de algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura, que o impossibilite totalmente para qualquer trabalho ou atividade laborativa que lhe garanta a sua subsistência.

O beneficio é calculado da seguinte forma:

  • Para homens: será devido 60% + 2% a cada ano de contribuição que ultrapassar o mínimo de 20 anos; 
  • Para mulheres: será devido 60% + 2% a cada ano de contribuição que ultrapassar o mínimo de 15 anos.

Aposentadoria por invalidez pode ser menor que auxílio-doença?

Sim pode acontecer, e tudo depende da natureza do benefício, se é acidentária ou previdenciário.

A aposentadoria por invalidez acidentaria é paga ao segurado quando ele não se recupera totalmente de uma doença ocupacional ou acidente, ficando com sequelas permanentes que reduzem a sua capacidade para o trabalho.

No benefício de aposentadoria por invalidez acidentário, o segurado recebera como valor da aposentadoria 100% do salário de benefício. Desta forma a aposentadoria terá um valor maior que o pago no auxílio-doença.

Já a aposentadoria por invalidez previdenciária, o segurado é afastado em razão de uma incapacidade temporária para o trabalho.

O segurado do INSS que se aposenta por incapacidade permanente recebe 60% do salário de benefício, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano por essa razão não existe certeza de que esse valor será maior que o auxilio doença.

Como conseguir uma aposentadoria por invalidez integral?

  • Ter 40 anos de contribuição (homem) na hora da incapacidade total e permanente para o trabalho
  • Ter 35 anos de contribuição (mulher) na hora da incapacidade total e permanente para o trabalho
  • Comprovando que a incapacidade ocorreu em conta de acidente de trabalho, doença profissional ou doença do trabalho

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.