Sou aposentado, posso receber o Bolsa Família?

0

É muito comum nos depararmos com aposentados que recebem um valor muito baixo da sua aposentadoria, logo o cidadão precisa buscar outros meios para complementar a renda. No artigo de hoje vamos esclarecer se o aposentado pode ou não receber o Bolsa Família. Acompanhe

Você sabe o que é Benefício Previdenciário? 

A pessoa que contribui para o INSS, poderá fazer jus aos benefícios que são oferecidos pela previdência. Abaixo vou listar os benefícios que são oferecidos. Veja! 

  1. Aposentadorias;
  2. Salário Maternidade;
  3. Pensão por morte;
  4. Auxílio Reclusão;
  5. Auxílio por incapacidade permanente (Aposentadoria por invalidez);
  6. Auxílio por incapacidade temporário ( Auxílio-Doença);
  7. Auxílio-Acidente.

Existe também os benefícios assistenciais, eles são para as pessoas que estão em situações financeiras delicadas, ou até mesmo em situações de vulnerabilidade.

O que é Bolsa Família? 

Este benefício foi criado pela Lei n° 10.836/04,  o mesmo trata-se de um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País.

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Qual o limite de renda para fazer parte deste programa?

  1. Qualquer família com renda por pessoa de até R $ 89,00 mensais, nestes casos são famílias de extrema pobreza;
  2. Famílias com renda por pessoa entre R $ 89,01 e R $178,00 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.

O aposentado pode ou não receber o Bolsa Família?

A resposta para esta pergunta, é SIM! O aposentado pode fazer jus ao benefício assistencial, porém o mesmo precisa se enquadrar na condição de baixa renda.

Exemplo:

A soma da aposentadoria do senhor Osvaldo, junto com a renda da sua família, dividindo pelo número de pessoas, dá um valor de aproximadamente R $89,00, ou até mesmo R $178,00, além de conter na sua família, crianças ou adolescentes, gestantes, entre outros. Neste caso, o cidadão poderá fazer jus ao Bolsa Família.

Conclusão

Portanto, podemos concluir que se o aposentado cumprir com os requisitos que citei acima, ele poderá sim fazer jus ao benefício do Bolsa Família. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira.