SPED Contábil 2020: Fique atento ao novo prazo de entrega da ECD

0

Você está por dentro das novidades do SPED Contábil 2020? Já ficou sabendo que o prazo da entrega da ECD mudou? Se você ainda não sabia dessa mudança ou ainda tem dúvidas sobre o que é a ECD, continue lendo para entender melhor.

ECD (Escrituração Contábil Digital) surgiu como um projeto do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) no ano de 2008, relativo à entrega de informações contábeis por algumas empresas, e hoje substitui a escrituração em papel transmitida ao Fisco por todas as sociedades empresárias tributadas. 

Apesar de ser uma obrigação existente a mais de 10 anos, ainda assim ainda gera muitas dúvidas. Isso ocorre porque a cada ano a Receita Federal implementa atualizações no leiaute do arquivo, com novas regras e validações, o que tende a gerar muitas dúvidas na hora da entrega.

Você sabia que o prazo de entrega da obrigação acessória ECD mudou?

O prazo de entrega para a ECD ano-base 2019, estava previsto para encerrar na sexta-feira, dia 29 de maio de 2020. No entanto, tivemos no dia 12/05/2020 a publicação da IN RFB nº 1.950/2020, prorrogando o prazo de entrega para o último dia útil do mês de julho, ou seja dia 31 de julho de 2020.

Vale destacar, que fica prorrogado, em caráter excepcional, inclusive nos casos de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial da pessoa jurídica.

Em meio ao novo cenário, a prorrogação do prazo, traz mais tempo para sua empresa ou escritório contábil se preparar para a entrega. Mas, não deixe para se organizar na última hora. Principalmente porque tivemos outras prorrogações de obrigações e o planejamento das entregas nesse momento é fundamental.

Não perca os prazos do SPED Contábil 2020

Apesar de contar com uma janela de tempo considerável, é fundamental entender que a ECD é uma obrigação acessória que requer muita atenção ao envolver muitos detalhes, e portanto, pode ser considerada bem trabalhosa, pois envolve inúmeros fatores. 

Por enquanto apenas o prazo da ECD foi prorrogado, ainda não existe publicação oficial sobre a alteração no prazo da ECF 2020, mas vamos acompanhar e manteremos nossas comunicações atualizadas.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. 

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. 

Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? 

Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Com informações de Fortes Tecnologia