Evite passar sufocos com o SPED Contábil e saiba quais os documentos necessários que sua empresa precisa apresentar!

Sabemos como é complicado ter uma empresa no cenário atual brasileiro, afinal, com todos os números e dados contra os empreendedores, os que se erguem para encarar esse desafio são louváveis.

É claro, entre a abertura de seu negócio e sua atuação efetiva no mercado, manter-se com as portas abertas vem se tornando um desafio à altura de qualquer líder, mesmo o mais experiente ou o mais capacitado encontram dificuldades para escapar dos impasses que os empreendimentos encaram atualmente.

Então, se você quer permanecer exercendo suas atividades, vamos falar sobre o SPED Contábil e o que ele e sua empresa tem em comum, e como nós podemos ajudar a dar vida longa aos seus negócios!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é SPED Contábil?

O SPED – SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital -, parte compositora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi um sistema criado com o intuito de diminuir a burocracia na transmissão de dados para o Governo Federal. 

Sendo assim, podemos definir o SPED como o sistema que obriga a transmissão de dados empresariais para a Receita Federal do Brasil, tendo como uma de suas vertentes o SPED Contábil, instituído pelo Decreto nº 6.022/2007 e substituído pela Instrução Normativa RFB 1.420/2013, que padroniza as informações através das facilidades empregadas pelos meios digitais. 

Dessa maneira, podemos concluir que o SPED Contábil tem o objetivo principal de trazer maior agilidade à entrega de dados para a Receita Federal, além de proporcionar maior economia de tempo e, consequentemente, de gastos. 

Contudo, é necessário esclarecer o fato de que, sem o apoio de um contador especialista, as chances de causar danos irreversíveis ao seu negócio é extremamente grande, podendo gerar multas que afetam o caixa da empresa e impossibilitam diversos investimentos.

O que deve ser entregue no SPED Contábil?

O SPED Contábil impõe a entrega dos livros contábeis da empresa. Contudo, é preciso compreender que tal entrega se dará por meios eletrônicos (para os livros emitidos de forma eletrônica) sendo exigido o certificado de segurança mínima tipo 3. Este, por sua vez, dará a geração de um par de chaves que será armazenado através de um token criptografado. 

Sendo assim, após as etapas acima, o arquivo gerado passa pelo Programa Validador e Assinador fornecido pelo SPED. 

Visto isso, o que deve ser entregue no SPED Contábil são as seguintes informações:

  • Livro diário e auxiliares;
  • Livro razão e auxiliares;
  • Balancetes diários, balanços e fichas de lançamentos comprobatórias;
  • Livros contábeis.

A importância de entregar o SPED Contábil

Uma das principais importâncias da entrega do SPED Contábil é o fechamento contábil do empreendimento. Ou seja, a entrega incorreta fará com que a Receita Federal do Brasil considere a invalidação do documento, fazendo, até mesmo, com que a empresa chegue ao nível de falência por falta de controle correto da contabilidade.

Dessa maneira, assim como dito anteriormente, é de extrema importância ter o apoio de um contador experiente e conhecedor de cada uma das regras do SPED Contábil. Afinal de contas, você não quer que sua empresa seja, simplesmente, mais uma memória, não é mesmo? Sabemos o quanto você precisou lutar e se esforçar para alcançar o patamar empresarial de hoje, então, não deixe para depois as ações que podem salvar o seu negócio. 

DICA EXTRA! Conheça o maior treinamento de Analista Fiscal do Brasil! O Programa de Formação em Analista Fiscal é o curso online mais completo, prático e atualizado sobre o setor fiscal e tributário do Brasil.Você que trabalha no setor fiscal precisa ter em mente que NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA AMADORES.

Você vai aprender de maneira aprofundada, assuntos que não são abordados dentro das salas de aula das faculdades, o que é de fato cobrado dentro da realidade dos profissionais de contabilidade. Ou seja, você vai aprender de forma prática e aprofundada, a nossa legislação tributária, e como entender os principais tributos do nosso país e assim dominar totalmente o setor fiscal/tributário

Essa é a última chamada, as vagas estão se encerrando, e se matriculando hoje você ainda ganha inteiramente grátis os cursos de Analista em eSocial, Especialista em SPED, curso de Contabilidade na Prática, o livro digital Descomplicando o SPED e muito mais. Corra as vagas já estão acabando. Clique aqui e garanta a sua!

Conteúdo original Tributário Expert