SPED Fiscal: Aprenda como cumprir os prazos!

Aprenda como não perder o prazo para o SPED Fiscal e conheça um pouco mais sobre essa obrigação. Se atualize!

O prazo para cumprir o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Fiscal inicialmente iria até o dia 21/01/2021. Porém, a prorrogação do prazo do ocorreu por meio da Instrução Normativa 2.039/2021 e o prazo para entrega do SPED Fiscal foi prorrogado até o dia 30 do mês de setembro deste ano.

Mesmo com a prorrogação, muitas empresas perderam o prazo para realizar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e muitos contadores têm dúvidas sobre essa obrigação, pois bem, nós vamos te ajudar.

No artigo de hoje, nós vamos te informar mais sobre a SPED Fiscal e vamos te dar algumas dicas, para você não perder mais os prazos para o cumprimento desta obrigação.

SPED Fiscal

SPED Fiscal, ou Escrituração Contábil Fiscal,  é uma obrigação que deve ser cumprida pelas empresas anualmente, ela é regulamentada pela Lei 2.004/21 e tem o objetivo de reunir dados fiscais referentes à Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).

Quando um contador faz a transmissão da ECF ele deve informar algumas informações, nós vamos te apresentar quais são elas:

  • Associação do plano de contas com o plano referencial;
  • Discriminação dos ajustes do lucro líquido para fins de apuração do Lucro Real e da base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Recuperação do plano de contas e saldos contábeis, de empresas obrigadas a Escrituração Contábil Digital (ECD), relativo ao mesmo período da Escrituração Contábil Fiscal ;
  • Registro e controle de todos os valores a excluir, adicionar ou compensar;
  • Registros, ajustes e lançamentos necessários para a aplicação da base de cálculo da CSLL e do Lucro Real;
  • Recuperação de saldos finais da Escrituração Contábil Fiscal de períodos anteriores (apenas quando exigido).

Como não perder o prazo do SPED Fiscal?

A Escrituração Contábil Fiscal é uma obrigação transmitida pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), por isso ela também é conhecida como SPED Fiscal. Perder o prazo desta obrigação pode resultar em diversos problemas.

Para evitar atrasos será preciso modernizar o seu escritório, um contador deve estar sempre evoluindo para não acabar ficando obsoleto no meio de uma profissão tão competitiva.

Utilize um software contábil de qualidade, ele vai te auxiliar com todas as obrigações dos seus clientes, além de aumentar o nível da qualidade do seu trabalho um software vai diminuir muito os seus erros.

Um segundo conselho extremamente necessário é: tenha organização. 

Isso mesmo, um conselho simples e cirúrgico, se planeje, faça agendas e tente utilizar mais os recursos digitais para te ajudar nessa tarefa. Siga nossos conselhos e fique em dia com as obrigações da sua empresa, evitando problemas futuros.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.