O SPED é abreviação de Sistema Público de Escrituração Digital, é basicamente uma solução tecnológica que ajuda empresas e pessoas físicas a padronizarem seus arquivos digitais em escriturações fiscais e contábeis.

Este documento proporcional para as empresas a geração do arquivo magnético no formato suportado pelo PVA (Programa Validador e Assinador), oferecendo consolidação das informações fiscais do contribuinte de forma precisa, minimizando exposição ao fisco e eliminando a quantidade de papéis necessários para estarem em dia com o governo, reduzindo a burocracia.

Qual a importância do Sped Fiscal para as empresas?

O SPED Fiscal é muito importante para que as empresas estejam em conformidade com as leis do município, estado e país, e também para que consigam ter maior controle em sua administração tributária, oferecendo assim aos gestores uma melhor visualização das principais movimentações da empresa de maneira detalhada.

O objetivo é diminuir a burocracia entre empresas e o envio de suas obrigações fiscais, o SPED fiscal ainda traz diversos benefícios, como:

  • Redução de erros nos regimes tributários;
  • Agilidade nos processos relacionados ao comércio exterior e movimento de mercadorias;
  • Diminuição dos riscos jurídicos;
  • Acesso mais fácil a escriturações contábeis validadas pelo poder público.

A economia e segurança também são dois pontos cruciais quando falamos sobre o envio de documentos fiscais.

A maioria das empresas buscam de maneiras de reduzir custos e pensando na quantidade de papéis necessários para a impressão de todos os documentos que devem ser enviados às autoridades, o SPED fiscal é extremamente eficiente.

Ou seja, se houver uma redução de papéis, haverá uma redução de custos e também simplificará as obrigações acessória e acabará com a necessidade de receber auditores fiscais fisicamente nas dependências da empresa.

E além da redução de custo ser o objetivo principal é preciso pensar também na segurança.

Sped fiscal

Pois com todos processos do SPED fiscal sendo tratados de maneira virtual, a chance de fraude é reduzida.

Isso porque com SPED fiscal, as empresas passam a contar com a assinatura digital, que além de oferecer validade jurídica para a Escrituração Fiscal Digital, elimina qualquer chance de possíveis fraudes contra a empresa.

Outro ponto importante é que o SPED fiscal traz às empresas, é a possibilidade do cumprimento automático das leis tributárias e integração de informações, oferecendo melhor controle sobre a gestão da empresa e também melhores dados e informações para tomada de decisões.

Como um sistema integrado pode ajudar na validação do Sped Fiscal?

É essencial estar atualizado principalmente por conta das leis tributárias que estão em constante mudanças, até por que o preenchimento de uma informação desatualizada pode trazer sérios problemas que vão além de custos para a empresa, mas também a possibilidade e ser tachado como fraude.

A partir disso os problemas só tendem a crescer e é por isso a importância de contar com um sistema atualizado, para minimizar os riscos de erros em entregas.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira