Os setores de educação e saúde representam cerca de 25% das startups de Goiás e Distrito Federal. É o que aponta o estudo “Goiás e DF Tech Report”, levantamento inédito realizado pela KPMG em parceria com a Distrito. O primeiro grupo chamado de Edtech tem 31 empresas e está concentrado em Brasília, sendo 15,3% do total. Já o segundo formado pelas healthtechs tem 20 empresas (9,9%), sendo dez startups em cada uma das regiões. As duas regiões totalizam 203 negócios deste tipo.

Segundo o levantamento, os outros setores que mais têm startups nessas duas regiões são os seguintes: FinTech (financeiro) com 18 empresas; AgTech (agricultura) e TI com 17 cada; AdTech (publicidade) com 16; LegalTech (jurídico) com 9; e ConstruTech com 7.

De acordo com o levantamento, Brasília e Goiânia são os principais polos da região. Distrito Federal tem 110 startups concentradas em Brasília enquanto que Goiânia tem 73 delas. Anápolis, Jataí e Rio Verde aparecem nas próximas posições com seis, três e três startups, respectivamente. O estudo cita ainda Inhumas (duas), Aparecida de Goiânia (duas), Jandaia, Crixas, Alto Paraíso de Goiás e Caldas Novas (cada uma com uma empresa).

“O crescimento das startups e dos ecossistemas demonstra que o Centro-Oeste está atenta às novas tendências de transformação digital e inovação. A região tem tudo para ser protagonista nesse processo de transformação digital e inovação. Além disso, o que chamou a atenção foi o número de startups focadas na área de saúde aqui na região”, analisa o sócio da KPMG, Marcelo Aquino.

Em Brasília e em Goiânia:

De acordo com estudo, Goiânia tem maior densidade de startups, apesar de Brasília concentrar o maior número de soluções.

“Brasília concentra o maior PIB per capita do país, mas apesar de rica, tem o menor indicador de densidade de startups. Já Goiânia ganha destaque, com indicadores até três vezes maiores que o estado, mas se comparado com os maiores polos brasileiros, o desempenho dele ainda é tímido”, explica o sócio de mercados da KPMG da região, Ray Souza.

Do total de startups localizadas em Brasília (110), 35,5% delas estão na Asa Sul e 33,9% na Asa Norte, bairros que têm a maior concentração desse tipo de empresa, totalizando cerca de 70%. Já as outras localidades representam 30,5% do todo.

Já em Goiânia, as startups estão localizadas em vários pontos da cidade. No Setor Marista estão sete empresas; Setor Bueno, seis; Setor Sul, cinco; Jardim Goiás, com quatro; e Jardim América, com quatro. Foi verificado ainda que há uma concentração de seis startups em um mesmo endereço, localizadas em um prédio comercial da cidade

Do total de startups localizadas em Brasília (110), 35,5% delas estão na Asa Sul e 33,9% na Asa Norte, bairros que têm a maior concentração desse tipo de empresa, totalizando cerca de 70%. Já as outras localidades representam 30,5% do todo. Já em Goiânia, as startups estão localizadas em vários pontos da cidade. No Setor Marista estão sete empresas; Setor Bueno, seis; Setor Sul, cinco; Jardim Goiás, com quatro; e Jardim América, com quatro. Foi verificado ainda que há uma concentração de seis startups em um mesmo endereço, localizadas em um prédio comercial da cidade.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL :MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory.