Startups que mais cresceram no Brasil em 2020

0

O que são startups, fintechs e lawtechs? 

As startups, lawtechs e fintechs são modelos de negócio que estão em alta no mercado. Mas, o que significam? 

Startups 

As startups são uma forma de negócio que foi desenvolvida durante a época da bolha da internet dos EUA e, que acabou ganhando cada vez mais força nos anos 90. No Brasil, o modelo startup só apareceu no período entre 1999 a 2001. 

Uma startup é uma empresa nova que está ainda na fase de planejamento das ideias ou que já está sendo construída. Ela apresenta uma forma de projeto promissor, que está relacionado com investigação, pesquisa e a prática de ideias mais modernas. E, apesar de ela sempre apresentarem riscos, possuem baixo custo inicial e são super escaláveis. 

As lawtechs e fintechs são modelos de startups, sendo que as lawtechs lidam com produtos e serviços tecnológicos que melhoram o setor jurídico, e as fintechs lidam com inovação e otimização de serviços financeiros. 

Fintechs 

As fintechs são empresas que revolucionaram o mercado de serviços financeiros, com base em processos tecnológicos. Elas vão além dos bancos digitais, com empresas que oferecem produtos e serviços diferentes entre si, como controle financeiro, investimento, crowdfunding, pagamentos, bitcoins e crédito. 

Lawtechs (legaltechs) 

As lawtechs (ou legaltechs) lidam com as inovações e a tecnologia relacionadas com a área jurídica. Algumas delas cuidam da velocidade e eficiência na coleta de informações do setor jurídico, outras lidam com pesquisa de conteúdo jurisprudencial, existem as que realizam conexão de correspondentes com contratantes e aquelas que fazem a automatização da criação de minutas de contratos e peças processuais. 

Setor jurídico e as lawtechs 

As lawtechs são startups que estão sempre à procura de novas tecnologias que possam ajudar a solucionar problemas ligado à área de direito. Elas auxiliam os departamentos jurídicos através das atividades mais repetitivas, deixando as áreas mais estratégicas com os juristas. 

O principal objetivo delas é conectar o campo jurídico ao universo 4.0 e suas inovações. Sendo que surgiram devido a necessidade de cuidar de uma grande quantidade de processos, que podem ser resolvidos de forma bem simples e fáceis de resolver. 

Indenizar 

A Indenizar oferece ajuda jurídica para aqueles que passam por situações difíceis, com as companhias aéreas, como voo atrasado, voo cancelado e overbooking. O seu objetivo é disponibilizar um serviço para lidar com as indenizações de uma forma mais prática e rápida para seus clientes.  

Designed by PopTika / shutterstock

O consumidor pode entrar em contato pelo site para informar o problema, a equipe especializada da plataforma avalia situação e entra em contato. Mas, a startup só recebe o pagamento, se a indenização da companhia for concedida ao cliente. 

Docket 

Essa lawtech disponibiliza uma plataforma SAAS integrada também por meio de APIs. Ela ajuda a resolver todos os problemas ligados a obtenção de documentos, ligados a junta comercial, ambiental, certidões, análises de crédito, etc. Por meio dela, as empresas podem realizar mais operações e com maior agilidade em seus negócios. Site da Docket.

Oito Tecnologia Jurídica 

A Oito Tecnologia Jurídica é um grande apoio nos assuntos ligados à seguros, oferecendo soluções para processos, que vão desde a gestão até a inteligência jurídica. Ela ajuda seus clientes a assumirem um maior controle, com redução de custos, qualidade nas informações, eficiência e obterem dashboards que possam oferecer apoio na hora de tomar decisões. 

Sem Processo 

A lawtech Sem Processo é uma plataforma que atua na solução de conflitos, auxiliando os advogados e as empresas a estabelecerem uma maior quantidade de acordos. Ela disponibiliza uma forma de gestão completa para as negociações através de chats, permitindo que acordos possam ser feitos sem a necessidade de intermediários ou audiências. 

Taxcel 

Ela faz parte da categoria de taxtechs, sendo que consegue se destacar com sua ferramenta que realiza a extração de informações dos arquivos de SPED, mantendo tudo organizado no Excel e Power BI. Isso ajuda a descomplicar na hora de fazer as apurações tributárias.  

Contraktor 

A Contraktor ajuda a gerenciar os contratos em nuvem, através de sua plataforma cheia de funcionalidades. Ela foi criada para agilizar o processo de formalização, assinatura e gestão de documentos. 

Setor de desenvolvimento de aplicativos

Codificar

No setor de desenvolvimento de aplicativos, a Codificar, cresceu muito em 2020 e é uma das grandes apostas no mercado de aplicativos em formato Saas para 2021. Um dos grandes produtos da Codificar é o aplicativo de entregas.

Multiweb

A Multiweb é uma empresa de desenvolvimento de e-commerce, mas também faz marketing digital para lojas virtuais. É uma das empresas que cresceram muito em 2020 e promete em 2021.