Após o envio da declaração, muitas dúvidas começam a surgir e, dentre as mais comuns, os contribuintes se perguntam: “como saber se devo Imposto de Renda?”.

Como ter certeza que a sua declaração foi enviada corretamente?

É possível consultar o status da seu processo de IR?

Como agir caso tenha pendências perante o fisco?

Que atire a primeira pedra quem nunca teve alguma dúvida referente ao Imposto de Renda, né?

As respostas são simples e você vai entender melhor esta parte do processo, a partir de agora.

Confira!

Como descobrir se estou devendo Imposto de Renda?

Logo após preencher a declaração no software da Receita Federal, entre no campo “pendências” e verifique os sinais de informações incompletas.

Se perceber que falta algo, corrija imediatamente.

Preste atenção aos sinais!

  1. Caso apareça um triângulo amarelo, significa que há algo incompleto, mas que a declaração pode ser entregue mesmo assim.
  2. Quando o triângulo vermelho aparece, é necessário que o erro seja corrigido, para que a declaração possa ser entregue.

O ideal é que nenhum sinal apareça, ou seja, que o campo de pendências fique totalmente sem avisos.

Depois desta etapa, é preciso escolher o tipo de declaração, se será a completa ou a simplificada.

Podem aparecer três opções diferentes:

  • imposto a pagar;
  • imposto a restituir; ou
  • as duas opções juntas (a pagar e a restituir).

Seja qual for a opção, analise os valores em aberto e, em caso de imposto a pagar, opte pelo menor valor.

Já quanto à opção a restituir, decida pelo valor mais alto e, por último, em situações quando as duas aparecem disponíveis, use os mesmos critérios de escolha.

Lembre-se de, antes de chegar nessa etapa, verificar se há pendências, pois isso pode modificar o cálculo do seu imposto a pagar e a restituir.

Feito isso, é só clicar em “entregar a declaração” e ficar de olho no seu processo, evitando que seu imposto caia na malha fina por pendências.

Considere isso uma forma de prevenir futuros problemas com o Leão.

Onde devo consultar o processo de IR?

A forma de consultar a sua situação perante o fisco é a mesma para saber se sua declaração foi processada, se está em fila de restituição ou em análise.

Por isso, ressaltamos que só há um caminho para checar o Imposto de Renda: o portal e-CAC! Através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, é possível consultar e entender como está a situação do seu processo.

Caso você possua um cadastro no portal e-CAC, serão necessário os seguintes documentos para consulta do processo de IR:

  • CPF/CNPJ;
  • código de acesso; e
  • senha.

Já se você não possui cadastro, é preciso gerar o código de acesso ao portal, informando os seguintes dados:

  • data de nascimento;
  • CPF; e
  • número do recibo da declaração dos dois últimos anos.

Lembrando que, caso você não possua os números dos recibos do Imposto de Renda, é possível resgatá-los, dirigindo-se presencialmente até uma unidade da Receita Federal.

Como saber se ainda devo Imposto de Renda?

Após o envio da declaração, fica bem explícito se você deve o Imposto de Renda.

Se sim, o que você pode fazer é imprimir um boleto referente ao valor devido, o qual pode conter o valor total, que deve ser pago até o prazo final estipulado para o envio da declaração.

Ou você pode parcelar em até oito vezes.

Porém, ao optar pelo parcelamento, haverá incidência de juros da taxa Selic de 1% ao mês e somente poderá ser parcelado o imposto que obtiver o valor superior a R$100, pois nenhuma parcela pode ser menor que R$ 50.

Os prazos para as parcelas são distribuídos da seguinte forma: a primeira parcela deve ser paga no prazo final de envio da declaração e as seguintes possuem o vencimento para o final de cada mês.

Se você possui restituição a receber, deve informar seus dados bancários.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Leoa