Super MEI: o que é, como funciona e quem pode se beneficiar?

Você já ouviu falar do Super MEI?

Não, não é um novo personagem das histórias em quadrinhos.

Conhecimento é evolução e, para auxiliar na capacitação dos empreendedores, o Sebrae lançou uma iniciativa chamada Super MEI.

Esse projeto consiste na oferta de cursos gratuitos para microempreendedores individuais que estejam em dia nos pagamentos de sua mensalidade.

Também oferece crédito para pequenos empresários e a facilidade de um aplicativo que conecta o negócio ao mercado e pode aumentar as vendas.

Para usufruir dessa solução, o MEI precisa estar formalizado e é importante que o empreendedor esteja ciente do quanto isso é importante para o seu negócio.

O Super MEI é um programa que democratiza o acesso ao conhecimento para os empreendedores que buscam o desenvolvimento que pode ser aplicado em seu negócio.

Com isso, o resultado é um crescimento estratégico e estruturado, com foco em melhores resultados e cada vez mais sucesso.

Ficou interessado?

Por isso, o artigo de hoje é sobre o Super MEI e quais os benefícios que isso pode trazer para o empreendedor e para o seu negócio.

O que é o Super MEI?

O Super MEI é um programa desenvolvido pelo Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Ele tem o objetivo de formar e aperfeiçoar os empreendedores que estão à frente do seu negócio.

Os beneficiados podem ter acesso aos cursos de forma gratuita.

Dessa maneira, o conhecimento proporcionado pelo Super MEI poderá contribuir para a fomentação da economia do paísOs cursos, por sua vez, têm como objetivo central transmitir os conhecimentos técnicos necessários para áreas específicas e também para gestão, tecnologia e acesso ao crédito.

Assim, capacitando os microempreendedores a conduzirem o crescimento de seus negócios com estrutura e solidez, tendo clareza sobre seus objetivos e qual caminho seguir.

Os cursos oferecidos no programa dão ao participante a possibilidade de agregar valor à sua empresa.

Eles ensinam as estratégias essenciais para aprimorar os conhecimentos técnicos e de gestão.

Como consequência, isso pode levar ao aumento das vendas e a melhores resultados também.

Além disso, diversificar seu portfólio de produtos pode alavancar os negócios.

Os cursos do Super MEI também orientam sobre as linhas de crédito e ensinam como utilizar alguns aplicativos que auxiliam na gestão.

Um dos pilares do Sebrae é a capacitação estratégica do empreendedor para atuar em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e acirrado.

O Super MEI tem tudo a ver com isso!

A capacitação é baseada em informações gerenciais, melhoria tecnológica, orientação em estudos de mercado e oportunidades para conquistar novos nichos, seja no Brasil ou no exterior.

CNPJUma oportunidade e tanto para levar os negócios cada vez mais longe, não acha?

Entenda como funciona o Super MEI

Tanto para quem já ingressou nesse mundo empreendedor, tanto para quem tem como objetivo empreender em algum momento, pode aproveitar as oportunidades que o ensino de qualidade do Super MEI podem trazer à sua vida.

Apenas reforçando que é preciso ser um MEI formalizado para desfrutar desse benefício, pois é essencial ter um CNPJ para se inscrever.

Os cursos do Super MEI são disponibilizados de forma presencial.

O conteúdo programático inclui uma parte que é voltada totalmente às soluções técnicas dentro de uma empresa.

Ou seja, aos conhecimentos específicos de uma determinada área de estudo previamente escolhida.

A outra parte, por sua vez, é totalmente dedicada ao conhecimento de soluções relacionadas à gestão de um negócio.

Como realizar o controle de caixaDependendo do curso escolhido e das necessidades particulares de cada segmento, é possível encontrar as seguintes matérias para estudo:

  • Como organizar as contas a receber
  • Como organizar as contas a pagar
  • Como fazer o fluxo de caixa futuro
  • Como o MEI pode ter acesso a crédito
  • Segmentos e componentes de venda
  • Plano estratégico para ação empresarial
  • Componentes de marketingcomo produto, ponto, preço, promoção e cliente
  • Como o MEI pode aplicar os componentes do marketing no seu negócio
  • Como o MEI pode utilizar os aplicativos de celular como uma ferramenta para gestão do seu negócio.

Dentre essas soluções, muitos outros conhecimentos poderão ser disponibilizados ao MEI.

Isso acontece através de estratégias e exercícios que poderão fazer com que ele entenda como pode aplicar a teoria na prática e gestão do seu negócio.

Uma ação estratégica leva a resultados cada vez mais eficazes, promovendo o sucesso e o crescimento do MEI e da economia como um todo.

Quais as vantagens do Super MEI?

O programa Super MEI, oferecido pelo Sebrae de São Paulo, tem a expectativa de neste ano ofertar 50 mil vagas para capacitar os MEIs.

Essas vagas estão disponíveis em instituições parceiras ao longo dos 12 meses, distribuídas dentre os mais de 160 cursos, que abrangem em média 18 segmentos.

Todo curso disponibiliza, após sua conclusão, um certificado ao concluinte que comprova a sua capacitação naquela determinada área.

Além dos benefícios da especialização em uma determinada área de estudo, é importante que o empreendedor nunca pare de estudar.

Só assim é possível desenvolver novas habilidades e competências para administrar o seu negócio e, dessa forma, conseguir inovar e evoluir sempre.

O empreendedor também precisa desenvolver essa curiosidade do “sempre querer saber mais”.

O mercado é dinâmico e as mudanças acontecem depressa.

É preciso ser visionário ou aprender a ser.

Além disso, novas gerações de profissionais ingressam no mercado constantemente e as relações mudam depressa e completamente.

Desenvolvimento da gestão de pessoas

Os conhecimentos de gestão de pessoas proporcionados pelo Super MEI alertam sobre os pontos de atenção necessários a esse assunto.

O MEI precisa estar atento sobre a forma como irá lidar com sua equipe, seus clientes, as diferentes gerações, qual linguagem irá utilizar e como irá se posicionar.

Nesse momento, você pode pensar: mas o MEI só pode ter um funcionário.

E eu até concordo que nesse ponto, não será tão difícil fazer a gestão de pessoas.

Mas com a mentalidade correta, a empresa irá crescer e, quanto mais cedo você adquirir a competência de gerir pessoas, melhor!

O empreendedor é um líder, ainda que seja de si mesmo.

Atualização sobre novos processos

Outro benefício que o Super MEI pode trazer é quanto à mudança na forma como as coisas são feitas.

Recentemente li um livro chamado “Scrum”.

E uma coisa que me chamou a atenção é sobre a narrativa de como era o banco de dados no FBI, com relatórios em 3 cópias escrito a mão.

E isso nem faz muito tempo!

O livro diz que o ataque de 11 de setembro não pode ser evitado porque o FBI teve dificuldade de cruzar as informações de todas as bases por conta desses relatórios antiquados.

Agora, veja como um processo mudou.

O empreendedor entende que a mudança ocorre, mas o mais importante é que ele esteja à frente e se antecipe na forma como vai lidar com essas mudanças quando elas chegarem à sua empresa.

E mais, ter o feeling de saber quando é necessário ser pioneiro ao introduzir uma mudança quando ninguém ainda fez, visando melhores resultados para o negócio e para os clientes, sempre!

Nessas horas, compartilhar conhecimento também é muito válido.

Conhecimento sobre a legislação

É preciso estar atualizado sobre isso também.Quando um empreendedor monta um negócio ele também tem acesso a um conjunto de leis que devem ser cumpridas à risca, de acordo com a área do empreendimento.

O Super MEI, ainda que não seja específico sobre o ensino da legislação de cada negócio e cada segmento, será eficaz ao indicar como o empreendedor pode continuar estudando e aprimorando seu conhecimento em qualquer que seja a área.

Leis são importantes e o empreendedor precisa conhecê-las.

Além disso, elas mudam com frequência e é necessário se manter atento e atualizado.

Um contador pode ajudar nesses momentos também.

Maior acesso à tecnologia

Outro ponto importante é sobre a própria tecnologia.

Não dá mais para ficar de fora e fingir que dá para o seu negócio crescer e se expandir sem contar com essas ferramentas.

Redes sociais, sites, e por vezes, até e-commerce são ferramentas essenciais para o negócio e você não pode continuar sem elas.

Vínculo com os clientes

Outro benefício do Super MEI, é no próprio relacionamento com o consumidor.

Não importa o quanto você invista em qualquer área, se você esquecer do seu cliente, o seu negócio tem prazo de validade.

A longevidade de uma empresa só é garantida quando o empreendedor passa a valorizar o relacionamento com o seu cliente.

Nesse sentido, o Super MEI também pode ser um aliado ao fornecer conhecimento estratégico para que você possa aplicar às bases do seu negócio.

Saber o que ele prefere é importante tanto quanto produzir uma solução de qualidade.

Gosto pelo aperfeiçoamento

Além disso, o estudo abre novos horizontes ao empreendedor, que pode adquirir gosto pelo conhecimento e buscar estar sempre atualizado sobre todas as frentes que regem o seu negócio e os nichos do seu mercado de atuação.

Outros cursos também podem ser uma sábia e relevante opção na hora de sair na frente e buscar uma diferenciação.

Ainda que sua cidade não tenha uma unidade do Sebrae, existem outras opções disponíveis e acessíveis.

Não tem desculpa!

Além do conhecimento disponibilizado pelos cursos na sua área de interesse enquanto MEI, você ainda pode buscar as orientações do Sebrae.

A entidade é parceira para aprender como melhor administrar o seu negócio, qual o nível de saúde dele, dicas sobre gestão, controle financeiro e vendas.

Quem pode se beneficiar do Super MEI?

Podem se beneficiar do MEI:

  • Todos os cidadãos que possuem pequenos negócios, os chamados microempreendedores individuais, que estejam em dia com a sua mensalidade
  • O empreendedor com CNPJ, enquadrado como MEI
  • Pessoas interessadas em abrir o seu próprio negócio, desde que maiores de 18 anos.

Contudo, as pessoas que conseguirem ter o seu acesso garantido no Super MEI, acessar todas a vantagens, usufruir dos benefícios, terão  de seguir algumas regras:

  • Ter o CNPJ enquadrado como MEI
  • Estar enquadrado nos pré-requisitos do curso escolhido, já que alguns deles exigem conhecimento prévio ou documentação específica para ingresso
  • É necessário ter frequência mínima de 85% para receber a certificação e ter acesso às vantagens oferecidas pelo programa Super MEI aos concluintes

Conhecimento, formalização, benefício…

Muitas vantagens, não é mesmo, empreendedor?

Então, se você ficou interessado, que tal se formalizar?

Como posso me formalizar como MEI?

Para que o MEI possa usufruir de tudo que foi citado até aqui, é imprescindível se formalizar.

Para isso, o empreendedor precisa ter um faturamento que não ultrapasse os 60 mil reais anuais, além de não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

Ele pode ter um funcionário contratado que receba salário mínimo ou o piso da categoria e não mais do que isso.

O empreendedor pode iniciar o seu processo de formalização direto no Portal do Empreendedor.

É simples, fácil, rápido e muito seguro.

Ah, e totalmente sem burocracias também!

A partir do momento que estiver formalizado, o MEI apenas precisa recolher impostosem uma única guia mensal, o DAS MEI.

Ele corresponde à sua inserção na categoria a que pertence, seja ela indústria, comércio ou prestação de serviços e à contribuição previdenciária.

Pouca dificuldade, que gera muitos benefícios.

Vale a pena ser MEI!

Conheça os serviços oferecidos pelo Super MEI

A maioria dos cursos oferecidos e disponibilizados pelo Super MEI são de formação inicial ou profissionalizante.

Eles exigem unicamente que o aluno seja um microempreendedor individual, que seja maior de 18 anos e que seja alfabetizado.

Os requisitos que já comentei acima são essenciais para que o candidato possa se inscrever e ser aceito.

Aqueles que exigem algum conhecimento prévio e documentação específica, precisarão da devida capacitação para serem iniciados.

Por isso, o requisitos precisam ser atendidos, obrigatoriamente.

Caso contrário, pode ser que o aluno não consiga acompanhar o conteúdo.

Nesse caso, o seu desenvolvimento seria prejudicado e isso não traria nenhum resultado positivo, obviamente.

Aqui, vou disponibilizar alguns dos cursos que são oferecidos gratuitamente pelo Super MEI, do Sebrae SP.

Entre as opções de capacitação existem, cursos que poderiam custar de 300 a 1.000 reais, mas que no Super MEI saem de graça.

Então, vale muito a pena, não é mesmo?

Jardinagem

Um curso voltado à capacitação do aluno para lidar com a vegetação, reforma ou manutenção de pequenos jardins e vasos, com tarefas práticas de identificação de tipos de solos e plantas, poda e manuseio de ferramentas.

Possui a carga horário de 32 horas.

Gestor de Pequenos Hotéis e Pousadas

Voltado à capacitação do aluno que deseja administrar ou já administra pequenos hotéis e pousadas através de desenvolvimento de competências profissionais.

Possui carga horária de 32 horas.

Artesão de Cerâmica

Curso para capacitação do aluno que confecciona ou quer confeccionar peças artísticas em cerâmica através de técnicas próprias, utilizando a linguagem e comunicação artísticas.


Mecânico de Automóveis Leves
Possui carga horária de 32 horas.

Curso muito requisitado, voltado para a capacitação do aluno que deseja atuar como auxiliar na manutenção de motores, sistemas e partes de veículos automotores, auxiliar na substituição de peças, no reparo e no teste de desempenho de componentes e sistemas de veículos, trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de seguranças e de preservação do meio ambiente.

Possui carga horária de 48 horas.

Técnica em Vendas

Este curso capacita o aluno para desenvolver o perfil profissional de vendas voltadas ao setor empresarial, através da mobilização de conhecimento, habilidades e atitudes relacionadas com as diversas etapas do processo de venda profissional, visando superar as expectativas de buscar a fidelização.

Possui carga horária de 32 horas.

Computação Básica e Hardware

Capacita o aluno para conhecer os diversos conceitos básicos envolvidos na montagem e manutenção de microcomputadores, além de adquirir conhecimentos básicos dos componentes de uma máquina, reconhecer e interpretar falhas de hardware, instalação, configuração e manutenção.

Possui carga horário de 48 horas.

Confecção Industrial

Esse curso desenvolve no aluno as competências relativas à execução de operações básicas de costura, em máquina reta, overloque e outras que sejam diferentes dessas.

Possui carga horária de 48 horas.

Veja agora uma relação simplificada de muitos outros cursos à sua disposição:

  • Agricultura
  • Alimentos e bebidas
  • Artesanato
  • Automotivo
  • Beleza
  • Comércio varejista
  • Construção civil
  • Couro e calçados
  • Eletroeletrônica
  • Eventos
  • Informática
  • Madeiras
  • Metalmecânica
  • Serviços diversos
  • Serviços domésticos
  • Turismo
  • Vestuário
  • Gestão
  • Empreendedorismo.

Como participar do Super MEI?

Se você se interessou por todas as possibilidades que o Super MEI pode abrir na sua vida e trazer para o seu negócio, saiba que é muito simples participar.

Mas antes de começar, é importante que você saiba qual o melhor curso para a sua necessidade, crescimento e desenvolvimento.

Se diante da amplitude de possibilidades, você ficar com dúvidas, entre em contato com o Sebrae através da Central de Atendimento (0800 570 0800) e compartilhe o seu questionamento.

É muito importante que você tenha total esclarecimento sobre a sua escolha.

Aí, é só seguir o passo a passo para realizar a sua inscrição:

  1. Tenha sua opção de curso definida (de preferência mais do que uma, e você vai entender o porquê).
  2. Acesse o site.
  3. Verifique se o curso escolhido está disponível para a sua região e cidade.

Caso não esteja, tenha uma segunda opção que esteja perto de você, se assim preferir.

  1. Manifeste o seu interesse no curso escolhido, pois o curso só acontece a partir do momento que um número mínimo de pessoas manifestam interesse no mesmo curso.

Nesse momento, aproveite para convidar outros MEIs a participarem também, pois isso contribuirá para formar uma turma.

Assim que o número mínimo de participantes for confirmado, o Sebrae informa a data de início do curso a cada um dos participantes.

  1. Formalize a sua matrícula após a confirmação da formação de turma pelo Sebrae.

Esteja atento pois a simples manifestação de interesse não significa que você está matriculado!

  1. Por último, frequente as aulas para que você possa receber o certificado de conclusão do curso.

Isso também permite ter acesso às demais vantagens que o programa Super MEI oferece, como ofertas de produtos e serviços com condições especiais.

A obrigatoriedade mínima de frequência às aulas é de 85%.

Leve a sério!

Vídeo sobre Super MEI

Neste vídeo você consegue ter informações bem completas sobre o Super MEI, através de uma Live realizada pela equipe do Sebrae.

Conclusão

Sem dúvidas, para se destacar em um mercado altamente dinâmico e competitivo, o profissional liberal, o trabalhador autônomo e o empreendedor precisam estar em constante atualização.

O conhecimento é a melhor maneira de minimizar os riscos que envolvem um negócio e aumentar as chances de ter sucesso.

O Super MEI é um dos serviços que melhor atende à essa necessidade no que diz respeito à fornecer capacitação a quem está à frente das micro e pequenas empresas brasileiras, especificamente no estado de São Paulo.

Hoje, é preciso se diferenciar e todos os empreendedores querem alcançar o seu destaque dentro do segmento em que estão inseridos.

Por isso, conquistar novos clientes, fidelizar aqueles que já existem, gerir de forma eficaz e liderar de maneira que se comunique com as gerações atuais é fundamental.

Buscar por mais informações, aperfeiçoamento e conhecimento fará com que tenha ainda mais capacitação para conquistar o sucesso do seu negócio.

Quanto mais capacitado o empreendedor estiver, mais rápido ele consegue se planejar e agir rápido de acordo com os momentos que o seu negócio estiver enfrentando.

Todo setor exige essa movimentação.

O esforço diário faz com que o empreendedor cresça diariamente e foque naquilo que faz a sua empresa crescer para a direção de um caminho de sucesso, que o favoreça, claro, mas também aos seus clientes.

O programa Super MEI traz a disponibilidade e o alcance para que todos tenham acesso às soluções, técnicas e estratégias que levam ao aprimoramento do seu negócio.

Benefícios que outrora eram restritos a poucos, agora se democratizam.

Isso permite que todos tenham o direito de prosperar em seus negócios, contribuir com o crescimento da economia para superar a crise do país e realizar o seu sonho de empreender.

O Super MEI é para o empreendedor que sabe que tem potencial para ir além no seu desenvolvimento e, consequentemente, do seu negócio.

Insista e persista no conhecimento e no desenvolvimento das suas habilidade.

Sem dúvidas você verá os resultados e vai valer muito a pena.

VIA Conta.Mobi

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.