18°C 28°C
Uberlândia, MG

Surto de Corona vírus começa a parecer mais com crise econômica mundial

Surto de Corona vírus começa a parecer mais com crise econômica mundial

29/02/2020 às 22h17 Atualizada em 01/03/2020 às 01h17
Por: Ricardo de Freitas
Compartilhe:
Fonte: Google
Fonte: Google

O surto de coronavírus começou a parecer mais uma crise econômica mundial na sexta-feira, quando a ansiedade pela infecção esvaziou lojas e parques de diversões, cancelou eventos, cortou o comércio e as viagens e arrastou os mercados financeiros já em queda ainda mais.

Continua após a publicidade

Mais empregadores disseram a seus trabalhadores que ficassem em casa, e funcionários trancaram bairros e fecharam escolas. Os amplos esforços para deter a propagação da doença ameaçavam empregos, contracheques e lucros.

Continua após a publicidade

"Este é um caso em que, em termos econômicos, a cura é quase pior que a doença", disse Jacob Kirkegaard, pesquisador sênior do Instituto Peterson de Economia Internacional. "Quando você coloca em quarentena as cidades ... você perde a atividade econômica que não voltará."

Surto começa a parecer mais com crise econômica mundial

O surto de coronavírus começou a parecer mais uma crise econômica mundial na sexta-feira, quando a ansiedade pela infecção esvaziou lojas e parques de diversões, cancelou eventos, cortou o comércio e as viagens e arrastou os mercados financeiros já em queda ainda mais.

Mais empregadores disseram a seus trabalhadores que ficassem em casa, e funcionários trancaram bairros e fecharam escolas. Os amplos esforços para deter a propagação da doença ameaçavam empregos, contracheques e lucros.

Continua após a publicidade
Foto: AP

"Este é um caso em que, em termos econômicos, a cura é quase pior que a doença", disse Jacob Kirkegaard, pesquisador sênior do Instituto Peterson de Economia Internacional. "Quando você coloca em quarentena as cidades ... você perde a atividade econômica que não voltará."

A lista de países afetados pela doença subiu para quase 60, quando México, Bielorrússia, Lituânia, Nova Zelândia, Nigéria, Azerbaijão, Islândia e Holanda relataram seus primeiros casos. Mais de 83.000 pessoas em todo o mundo contraíram a doença, com mortes chegando a 2.800.

A China, onde o surto começou em dezembro, sofreu uma desaceleração em novas infecções e no sábado pela manhã registrou 427 novos casos nas últimas 24 horas, juntamente com 47 mortes adicionais. A cidade no epicentro do surto, Wuhan, foi responsável pela maior parte dos dois.

Novos casos na China continental se mantiveram abaixo de 500 nos últimos quatro dias, com quase todos em Wuhan e na província vizinha de Hubei.

Continua após a publicidade

Com o número de pacientes que recebem alta agora superando em muito os recém-chegados, Wuhan agora tem mais de 5.000 camas de reserva em 16 centros de tratamento temporário, disse Ma Xiaowei, diretor da Comissão Nacional de Saúde, em entrevista coletiva em Wuhan na sexta-feira.

A Coréia do Sul, o segundo país mais atingido, registrou 594 novos casos na manhã de sábado, o maior salto diário desde a confirmação de seu primeiro paciente no final de janeiro. Clusters emergentes na Itália e no Irã, que tiveram 34 mortes e 388 casos, levaram a infecções de pessoas em outros países. A França e a Alemanha também estavam vendo aumentos, com dezenas de infecções.

O chefe da Organização Mundial da Saúde na sexta-feira anunciou que o risco de o vírus se espalhar pelo mundo era "muito alto", citando o "aumento contínuo do número de casos e do número de países afetados".

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, instou todos os governos a "fazer todo o possível para conter a doença".

"Sabemos que a contenção é possível, mas a janela de oportunidade está se estreitando", disse o chefe da ONU a repórteres em Nova York.

As ondulações econômicas já atingiram o mundo todo.

As bolsas de valores em todo o mundo caíram novamente na sexta-feira. Em Wall Street, o índice Dow Jones sofreu mais um golpe, fechando quase 360 ​​pontos. O índice caiu mais de 14% em relação a uma alta recente, tornando a pior semana do mercado desde 2008, durante a crise financeira global.

Os efeitos foram igualmente evidentes no silêncio que se instalou em lugares onde multidões de pessoas normalmente trabalham, brincam, compram e vendem.

"Quase ninguém vem aqui", disse Kim Yun-ok, que vende rosquinhas e rolinhos de algas no mercado de Gwangjang, em Seul, onde a multidão é pequena. "Só espero que o surto fique sob controle em breve".

Na Ásia, a Disneylândia de Tóquio e a Universal Studios Japão anunciaram o fechamento, e eventos que deveriam atrair dezenas de milhares de pessoas foram cancelados, incluindo uma série de concertos do grupo de K-pop BTS. O Banco de Exportação e Importação da Coréia, estatal, fechou sua sede em Seul, depois que um trabalhador deu positivo para o vírus, dizendo a 800 outros para trabalhar em casa. As autoridades japonesas se prepararam para fechar todas as escolas até o início de abril.

Na Itália - que registrou 888 casos, a maioria dos países fora da Ásia - as reservas de hotéis estão caindo, eo primeiro-ministro Giuseppe Conte aumentou o espectro da recessão. Lojistas como Flavio Gastaldi, que vende lembranças em Veneza há três décadas, se perguntavam se poderiam sobreviver ao golpe.

"Devolveremos as chaves aos proprietários em breve", disse ele.

O governo suíço proibiu eventos com mais de 1.000 pessoas, enquanto na Catedral de Colônia, na Alemanha, bacias de água benta foram esvaziadas por medo de espalhar germes.

Em um relatório publicado sexta-feira no New England Journal of Medicine, as autoridades de saúde chinesas disseram que a taxa de mortalidade pela doença conhecida como COVID-19 foi de 1,4%, com base em 1.099 pacientes em mais de 500 hospitais em toda a China.

Supondo que haja muito mais casos sem sintomas ou com sintomas muito leves, a taxa "pode ​​ser consideravelmente menor que 1%", escreveram autoridades de saúde dos EUA em editorial na revista. Isso tornaria o vírus mais parecido com uma gripe sazonal grave do que com uma doença semelhante aos seus primos genéticos SARS, síndrome respiratória aguda grave ou MERS, síndrome respiratória do Oriente Médio.

Dada a facilidade de disseminação, no entanto, o vírus pode ganhar pontos de apoio em todo o mundo e muitos podem morrer.

"Não é a cólera ou a peste negra", disse Simone Venturini, vereadora do desenvolvimento econômico de Veneza, Itália, onde o turismo já atingido por inundações históricas no ano passado afundou com notícias de casos de vírus. "O dano que nos preocupa ainda mais é o dano à economia."

A economia da Europa já está à beira da recessão. Uma medida do sentimento dos negócios na Alemanha caiu acentuadamente na semana passada, sugerindo que algumas empresas poderiam adiar planos de investimento e expansão. A China é um enorme mercado de exportação para fabricantes alemães.

Nos EUA, a gigante do varejo on-line Amazon disse na sexta-feira que pediu a todos os seus 800.000 funcionários que adiassem qualquer viagem não essencial, tanto dentro do país quanto internacionalmente.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que a economia dos EUA continua forte e que os formuladores de políticas “usarão nossas ferramentas” para apoiá-la, se necessário.

Larry Kudlow, o principal consultor econômico do presidente Donald Trump, disse a repórteres que a liquidação nos mercados financeiros pode ser uma reação exagerada a uma epidemia com efeitos incertos a longo prazo.

“Não vemos nenhuma evidência de grandes interrupções na cadeia de suprimentos. Não estou tentando dizer que nada está acontecendo. Acho que haverá impactos, mas para ser sincero com você, no momento não vejo muito ”, disse Kudlow.

A dor já estava tomando conta em lugares como Bangkok, onde os comerciantes do Platinum Fashion Mall organizaram uma multidão instantânea, gritando "Reduza o aluguel!" e segurando cartazes que diziam: "Os turistas não vêm, as lojas sofrem".

As chegadas de turistas na Tailândia caíram 50% em comparação com um ano atrás, segundo a Capital Economics, uma empresa de consultoria.

Kanya Yontararak, dona de uma loja de roupas, disse que suas vendas caíram tão baixo quanto 1.000 baht (US $ 32) em alguns dias, dificultando o pagamento de um empréstimo pelo aluguel. A situação é mais grave do que as inundações e crises políticas que sua loja enfrentou no passado.

"O coronavírus é a pior situação que eles já viram", disse ela sobre seus colegas comerciantes.

Economistas previram que o crescimento global cairá para 2,4% este ano, o mais lento desde a Grande Recessão em 2009, e abaixo das expectativas anteriores, próximas a 3%. Para os Estados Unidos, as estimativas estão caindo para um crescimento tão baixo quanto 1,7% este ano, abaixo dos 2,3% em 2019.

Mas se o COVID-19 se tornar uma pandemia global, os economistas esperam que o impacto possa ser muito pior, com os EUA e outras economias globais entrando em recessão.

"Se começarmos a ver mais casos nos Estados Unidos, se começarmos a ver pessoas que não viajam domesticamente, se começarmos a ver as pessoas ficarem em casa longe do trabalho e das lojas, acho que o sucesso vai ficar substancialmente pior" disse Gus Faucher, economista da PNC Financial.

Depois que a OMS elevou seu nível de alerta, o diretor do Programa de Emergências da agência, Michael Ryan, chamou a situação de "uma verificação da realidade de todos os governos do planeta".

https://www.youtube.com/watch?v=Asvr8F34V5A

"Acorde, prepare-se", disse ele. "Este vírus pode estar a caminho."

Fonte: https://apnews.com/7d1a054f19cf1f33b4ee22c244603ebe

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

19° Sensação
2.33km/h Vento
94% Umidade
75% (0.69mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Sáb 28° 19°
Dom 27° 20°
Seg 28° 20°
Ter 29° 21°
Qua 29° 18°
Atualizado às 00h17
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,24 -0,03%
Euro
R$ 5,58 -0,07%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 346,390,44 -1,78%
Ibovespa
124,196,18 pts 0.02%