A Talento Incluir, consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho, aumentou em 30% as contratações de pessoas com deficiência no mercado de trabalhou em 2019 na comparação com 2018. A consultoria colaborou com a colocação de 474 pessoas com deficiência em vagas de trabalho. Além disso, 10.412 pessoas foram impactadas pelas palestras e treinamentos realizados pela Talento Incluir em empresas e eventos sobre o tema durante o ano.

Ainda em 2019, a consultoria levou seu principal evento anual sobre Diversidade e Inclusão para outras regiões além de São Paulo, onde já ocorre há três anos. O novo “Circuito Talento Incluir” passou pelas cidades de Indaiatuba (SP) em 29/8; Rio de Janeiro em 19/9; Curitiba em 31/10 e finalizou seu trajeto em 03/12 em São Paulo. O evento itinerante totalizou um público de 250 pessoas que participaram das atividades e palestras nas cidades por onde o evento passou.

O evento tem o objetivo de reunir profissionais de RH de empresas, para um diálogo sobre a importância da diversidade e da inclusão para fortalecimento da cultura das organizações. O “Circuito Talento Incluir” entrou no calendário de eventos sobre Diversidade e Inclusão e em 2020 terá seu itinerário ampliado, iniciando por Recife, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, São Paulo e finalizando em Fortaleza.

O ano também foi marcado pelo lançamento do Guia do Jornalismo Inclusivo, desenvolvido pela Talento Incluir com o propósito de auxiliar os jornalistas a dar ao tema o tratamento adequado nas reportagens, apontando desde o uso correto das terminologias até os principais pontos de atenção para ajudar na condução de entrevistas e na produção de reportagens. Trata-se de uma prestação de serviço ao jornalista, que reforça a importância do papel da imprensa como agente de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Além do guia, a Talento Incluir desenvolveu um treinamento totalmente gratuito com a sua sócia fundadora, Carolina Ignarra, para levar as informações sobre o tema às redações interessadas. Para agendar o treinamento na redação, basta entrar em contato com a assessoria de imprensa da Talento Incluir, informando as sugestões de data e horário mais apropriados.

Doze anos de atuação

Com doze anos de atuação, vem quebrando barreiras atitudinais e com igualdade de oportunidades. A empresa leva conscientização e mudanças de paradigmas sobre a inclusão às empresas, viabilizando empregos e desenvolvimento profissional para mais de 6 mil pessoas com deficiência em toda sua trajetória.

Fundada pelas sócias Carolina Ignarra e Juliana Ramalho a Talento Incluir desenvolve projetos de consultoria, treinamento, seleção e retenção com o objetivo de apoiar a inclusão de pessoas com deficiência como profissionais e, também como consumidores em mais de 300 empresas, como: Gol, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels entre outras.

A Talento Incluir atua de forma diferenciada no recrutamento e seleção de pessoas com deficiência em um conceito que vai além do cumprimento da lei. Promove a inclusão sustentável e produtiva, de modo que este perfil de profissional seja incluído ao time com papéis definidos e que possa fazer diferença nos resultados das empresas, assim como qualquer outro funcionário.

A consultoria viabiliza a inclusão nas empresas por meio de um programa exclusivo que inclui consultoria e treinamentos com o objetivo de levar a conscientização e a mudança comportamental e atitudinal no ambiente corporativo, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor, atuando em duas frentes: Empregabilidade e Consumo.

1° Frente: Empregabilidade – soluções criadas pela Talento Incluir para atrair, contratar e tornar os profissionais com deficiência mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, também desenvolve programas de inclusão para as empresas se tornarem mais acessíveis e inclusivas, a partir de quatro pilares de atuação:
Conscientização – treinamento para formar, sustentar e fortalecer a cultura de inclusão. As ações envolvem RH, alta liderança, gestores diretos, equipes e profissionais com deficiência contratados.

Contratação: apoiar as empresas na contratação de pessoas com deficiência, respeitando o perfil do profissional, para garantir a inclusão produtiva, a partir de ações de recrutamento e seleção diferenciados.
Continuidade: promover a cultura inclusiva a partir da retenção, desenvolvimento e crescimento dos profissionais com deficiência contratados, disseminando a cultura inclusiva em todos os níveis hierárquicos da empresa.
Acessibilidade: ações para tornar o ambiente acessível, a partir de projetos desenvolvidos por arquitetos e especialistas, conforme as regras da ABNT atualizada e demais normativas.

2° frente: Consumo (consumidor com deficiência) – soluções de treinamento e acessibilidade para fortalecer o relacionamento das empresas de bens de consumo e os clientes com algum tipo de deficiência ou necessidade específica.
“Em 2019 vimos o tema ‘inclusão e diversidade’ avançar nas culturas das organizações. Ainda há muito se fazer pela inclusão, mas estamos trabalhando insistentemente para que a inclusão de fato ocorra de forma natural, além das exigências da Lei de Cotas que completou 28 anos em julho. Para 2020, temos a missão de continuar a fortalecer a cultura de inclusão nas empresas e, cada vez mais ampliar o número de vagas para as pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, declara a CEO da Talento Incluir, Carolina Ignarra.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

A Talento Incluir é uma consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho.