Oferecer mais serviços de apoio à gestão das micro e pequenas empresas e prospectar novos clientes são boas oportunidades que o momento de crise gera para o seu escritório de contabilidade, como falamos neste artigo aqui.

Para aproveitá-las, a tecnologia será a sua maior aliada, pois ela ajuda a organizar a rotina do escritório gerando mais produtividade e, assim, abre mais espaço na sua agenda para ajudar seus clientes a serem mais rentáveis neste período crítico.

Você se lembra de quando tinha que ir pessoalmente até uma agência bancária para conferir o extrato da conta corrente, fazer uma transferência ou pagar um boleto? Hoje é possível concluir todas essas atividades de qualquer lugar, pelo computador, tablet ou smartphone. Você já parou para pensar o tempo gigante que você poupa fazendo essas transações de onde estiver?



Assim como o uso da tecnologia é um caminho natural para os bancos, Vinícius Roveda, fundador e CEO da ContaAzul, afirma que a tendência dos escritórios de contabilidade também é de se inserir cada vez mais no meio digital, reduzindo os processos manuais por meio de automatizações. O objetivo é diminuir, ou até mesmo eliminar, atividades que consomem um grande número de horas da equipe, mas que não agregam valor para o cliente, como a redigitação dos lançamentos contábeis.

A boa nova é que já existe um sistema gratuito e totalmente focado no mercado de contabilidade, capaz de realizar a integração contábil entre as MPE e escritórios contábeis, de forma prática e sem digitação manual. Nesta tecnologia o sistema de gestão adotado pelo seu escritório consegue importar diretamente os lançamentos que os clientes já fazem no sistema de gestão deles, agilizando muito os procedimentos diários. Pela solução tecnológica ainda é possível acompanhar a movimentação financeira dos clientes e obter todos os documentos hábeis necessários para a conferência dos lançamentos e entrega das obrigações fiscais. Essa inovação traz mais produtividade, padronização e organização ao processo de contabilização, deixando mais tempo livre para você estar mais próximo do seu cliente, ajudando-o driblar a crise. O resultado disso é o sucesso do escritório contábil, pois clientes bem atendidos são mais fiéis e tem mais chances de ampliar os serviços contratados.

Se uma MPE apresenta dificuldade de fluxo de caixa, por exemplo, o contador precisa atuar rapidamente e orientar o empresário sobre quais medidas devem ser tomadas. Visualizando a movimentação financeira do cliente no sistema é possível identificar que talvez o problema não seja a falta de receita, mas um descompasso entre os recebimentos e pagamentos. Com o apoio da tecnologia você consegue a agilidade necessária para sugerir um ajuste imediato nas datas de vencimento para reequilibrar as finanças do negócio.

As inovações tecnológicas também podem ajudar na organização da rotina do seu escritório de contabilidade, estruturando um fluxo de entregas e controle de prazos. Nós já testamos cinco ferramentas de gerenciamento de tarefas para você! Clique aqui para conferir o que cada uma delas pode fazer para ter mais produtividade e ganhar tempo na rotina contábil.

Garantindo tempo para identificar e resolver as necessidades específicas de cada cliente, você cria um diferencial para o seu escritório e ajuda, de fato, seus clientes e atravessarem a crise da melhor maneira possível.

Vinicius Roveda atua há 15 anos no mercado de tecnologia e internet. Possui formação em Ciências da Computação, MBA em Gestão Empresarial e especialização em Gestão de Produtos. É fundador e CEO da ContaAzul, fornecedora de software de gestão online para MPEs de todo o Brasil. A ContaAzul foi acelerada pela americana 500Startups e já recebeu aportes de diversos investidores mundiais desde 2009.

http://contaazul.com/contabilidade/blog/tecnologia-ajuda-o-escritorio-contabil-a-minimizar-efeitos-da-crise/

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