Conheça projetos de inovação e tecnologia reconhecidos pelo BNDES
Inovar é um fator de extrema importância para qualquer empresa inserida no cenário atual em constante transformação. Ideias ou projetos inovadores, em várias áreas de interesse, podem captar recursos para tecnologia e inovação junto a linhas de crédito disponibilizadas pelo governo, numa prioridade estratégica do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A linha de crédito tem o objetivo de atuar na formação de ambientes inovadores e na construção de capacitações necessárias para o crescimento tecnológico das organizações. Consecutivamente, esses projetos também devem gerar valores sociais e econômicos para o país.

Contamos com a participação do consultor empresarial, Marcelo Viana, da T4 Consultoria,  que irá explicar os caminhos para a captação de recursos de longo prazo para tecnologia e inovação e quais são as vantagens de obter esse financiamento com o apoio do governo.

Quais projetos de inovação e tecnologia são reconhecidos pelo BNDES?

Qualquer inovação que gere valor social e econômico será essencial no projeto, desde que contribua numa maior competitividade no mercado e que tenha uma política sustentável para o crescimento da empresa.

De acordo com o consultor de empresas, Marcelo Viana, a inovação nesse caso será nas melhorias de um produto, bem ou serviço, como também agilidade em processos internos, método de marketing ou em relações externas.

Não será necessariamente a criação de uma metodologia científica, mas ideias de expansão estratégica em diversos setores consideradas tendências tecnológicas. “O programa tem o objetivo de apoiar empresas com potencial de crescimento e criação de cadeias produtivas com o uso inteligente da tecnologia”, pontua.

Outro objetivo ressaltado pelo consultor de negócios é a abertura de crédito para atuação em conjunto com entidades públicas, tal apoio em projetos independentes desenvolvidos por ONG’s. “O intuito é estabelecer parcerias direcionadas ao desenvolvimento tecnológico, científico e políticas educacionais que visam o fortalecimento do Sistema Nacional”, completa.

Quais atividades estão relacionadas à tecnologia e inovação?

  • Prestação de serviço inovador e de relevância social e econômica;
  • Atividades que visam o aumento da competitividade no mercado de atuação;
  • Políticas sustentáveis e modelos de negócios adequados às necessidades socioambientais;
  • Aumento da capacidade produtiva com uso inteligente da tecnologia e modernização;
  • Inovação não só tecnológica e científica, mas em diferentes modelos econômicos, como métodos organizacionais eficientes e de possível reprodução.

Exemplos de empresas que contaram com o apoio do BNDES para a captação de recursos de longo prazo para tecnologia e inovação:

UNIMED BH: aplicação de lógica semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS). Foram implantadas unidades assistenciais e um complexo assistencial e de pesquisa no Município de Belo Horizonte – MG.

Nortec Química S/A: desenvolvimento de Novos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) com efeito antimalarial, anestésico e tratamento cardiovascular.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): desenvolvimento de tecnologia em coleta que permite a transformação do lixo em produtos que possuem valor econômico, como fertilizantes, energia elétrica e biogás.

Existem outros exemplos que podem ser conferidos diretamente no site do BNDES. Empresas privadas, assim como universidades federais, contam com o apoio dos financiamentos disponibilizados pelo governo.

O consultor empresarial ressalta que independente do porte da empresa, seja ela micro, média, pequena ou grande, será considerada a solidez do projeto em inovação e tecnologia e os resultados efetivos de sua aplicabilidade.

A captação de recursos de longo prazo para tecnologia e inovação vai exigir um projeto detalhado de todos os benefícios que o programa pode oferecer em diversos cenários, como:

  • Aumento da competitividade da empresa no mercado de atuação;
  • Metodologia lógica e aplicável que visa melhorias em cadeias produtivas ou sustentáveis;
  • Projetos que propiciem retorno no desenvolvimento social e econômico a longo prazo.

Projeto para captação de recursos de longo prazo para tecnologia e inovação – quais são os critérios?  

O projeto com o objetivo da captação de recursos para tecnologia e inovação vai exigir um amplo conhecimento técnico do setor e a organização detalhada de todos os processos. Para o setor de inovação e tecnologia o BNDES disponibiliza os produtos Finem, BNDES Automático, BNDES Limite de Crédito, além do Cartão BNDES.

A melhor linha vai depender do porte da empresa e da necessidade de crédito para a implementação do projeto. “O BNDES também possui critérios de análise administrativa, fiscal e financeira da empresa, todas essas informações devem estar detalhadas, assim como a parte técnica e a aplicabilidade”, orienta o consultor.

Por se tratar de um material robusto em que vai ser analisado não só a técnica em si, mas questões administrativas e financeiras de maneira criteriosa é seguro contar com o apoio de especialistas na elaboração de projetos financeiros para captação de recursos a fim de obter um melhor direcionamento e a máxima transparência nas informações documentadas.

“Quanto mais claro, objetivo e transparente forem as informações financeiras, administrativas, panoramas de retorno financeiro e os objetivos da organização, maior é a possibilidade de obter a aprovação do projeto”, argumenta.

Empresas que investem em projetos de tecnologia e inovação aumentam a competitividade não só no mercado nacional, como abrange a concorrência com fornecedores estrangeiros. “São investimentos altamente lucrativos para o país no que diz respeito ao crescimento econômico e competitivo, alcançando patamares internacionais”, completa o consultor empresarial.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.