Por Jorge Santos Carneiro, Presidente da Sage Brasil e América Latina

Cada vez mais presente no nosso dia a dia, a tecnologia não só tem mudado a maneira das pessoas interagirem, mas também a forma de trabalhar dos profissionais, inclusive os de contabilidade.

No mês em que se comemora o Dia do Contabilista, chamo a atenção para o impacto que as novas tecnologias estão provocando na vida deste profissional. Se antes era admissível investir horas de trabalho para lançamentos manuscritos e emissão de nota fiscal, por exemplo, hoje o mercado exige receber esses serviços mais rapidamente e com melhor qualidade, com informações mais detalhadas e hábeis para a tomada de decisões gerenciais, administrativas e financeiras das empresas.

Oferta Especial!

Diante deste cenário, as novas tecnologias são verdadeiras aliadas dos contabilistas, uma vez que estão conectadas com o atual cenário econômico, marcado pelo aumento da competitividade, pela aceleração das inovações e pela criação de vantagens competitivas sustentáveis no mundo.

Os softwares de hoje colaboram para que a informação contábil seja o principal instrumento de transparência, facilitando a tomada de decisão pelos diversos usuários da contabilidade. Além de reduzir custos, fornecer informações em tempo real, aumentar a produtividade, evitar erros – que podem trazer sérias implicações – oferecem ainda a possibilidade de integrar as soluções do contador com a do seu cliente, eliminando uma série de tarefas que consomem tempo, automatizando os processos e agregando mais valor aos negócios.

Atualmente, estamos presenciando o aumento exponencial dos sistemas integrados dos softwares de gestão, que de uma forma muito eficiente cuidam de todas as operações diárias de uma empresa, desde o faturamento até o controle do maquinário da fábrica.

Outras importantes tendências tecnológicas que estão contribuindo muito com a evolução contábil dos últimos anos são a Inteligência Artificial (IA) e os Bots. Por meio deles, os escritórios contábeis e seus clientes já podem emitir notas fiscais de maneira automatizada, informando apenas o nome do cliente, o valor e o serviço prestado. Isso é realidade. O bot de contabilidade permite que um simples robô interaja com o usuário, através de programas de mensageria, como o Messenger do Facebook ou Telegram.

Empreender mudanças e adotar novas tecnologias são condições essenciais para tornar o trabalho do contabilista ainda mais estratégico no mundo dos negócios. A qualificação da contabilidade passa necessariamente pelo processo de inovação. E o profissional da área bem-sucedido é, certamente, aquele que acompanha as tendências da contabilidade e, a partir delas, cria novas possibilidades de vantagem competitiva.

Sobre a Sage

A Sage, líder em tecnologia e do mercado de gestão integrada, folha de pagamento e sistemas de pagamento, é impulsionada pela nuvem e oferece suporte à ambição de empresários e criadores de negócios em todo o mundo. Pois quando os criadores de negócios prosperam, todos prosperamos.
Para obter mais informações, visite www.sage.com

 

Comente no Facebook

Comentários