Tecnologia, outsourcing e gestão de backup: entenda como pode facilitar o dia a dia na área da saúde

No ambiente empresarial, é comum que a gestão de backup – software projetado para o armazenamento de dados corporativos –, aumente em conformidade com o crescimento e as necessidades do negócio. Este processo merece uma atenção especial dos gestores e empresários, necessitando que a equipe de TI acompanhe de perto os processos, evitando possíveis falhas e prejuízos para o negócio.

São informações de clientes, fornecedores e funcionários, dados financeiros e fiscais, documentos, contratos, entre outros dados relevantes acessados diariamente. No entanto, é preciso que as organizações procurem atualizações e novos modelos que agreguem ao negócio.

Com o objetivo de alcançar mais segurança e a garantia de que seus dados estivessem em um ambiente seguro, a Unimed Manaus, primeira cooperativa de médicos do Amazonas, visualizou na tecnologia e na gestão de backup a garantia de um ambiente mais seguro e eficiente para os dados dos pacientes.

Há mais de três décadas no mercado, a cooperativa de saúde atende mais de 50 mil clientes na região norte do país. Para o gerente de tecnologia da informação da Unimed Manaus, Gabriel Rando, as inovações avançam rapidamente no campo da saúde. “Quanto mais tecnologia se aplica, torna-se maior a necessidade de cuidar da segurança da informação”, diz.

Contando com as melhores práticas do segmento, a Indyxa, empresa especializada em soluções e serviços de tecnologia, realizou a atualização de uma versão, considerada ultrapassada, para uma mais estável e recomendada, oferecendo maior segurança e estabilidade ao ambiente. “Ter um ambiente atualizado é fundamental para garantir que, de fato, o backup atenda três importantes pilares: disponibilidade, integridade e confidencialidade”, explica o especialista em Segurança da Informação da Indyxa, Tiago Brack Miranda.

Miranda ainda ressalta que, além disso, o método serve como base para importantes normas que exigem uma política adequada para seu ambiente de backup e auditorias periódicas, garantindo que tudo aquilo que foi definido esteja de fato tendo a manutenção necessária na empresa. “No campo da saúde, existem dados extremamente sensíveis, dessa forma, um backup apropriado é fundamental para a proteção e disponibilização desses dados quando necessário”, comenta.

Tendência no mercado de TI

Para obter mais produtividade, qualidade e economia de tempo e dinheiro, a Unimed Manaus também apostou em uma das maiores tendências do mercado de tecnologia: o outsourcing. O processo é uma espécie de terceirização no mundo dos negócios, ou seja, uma empresa contrata outra organização para desenvolver serviços em benefício próprio.

Na Unimed Manaus, o serviço de outsourcing da Indyxa garantiu uma excelente retaguarda para a equipe técnica da cooperativa de saúde. “Com o serviço, foi possível otimizar o tempo da equipe interna, que deixou de participar do problema, para cuidar da causa e prevenção”, explica Rando.

Rando ainda comenta que a motivação da organização em implementar o serviço, foi em razão de ter certeza que teria um time altamente profissional que proporcionasse a garantia de atendimento e suporte, bem como fornecesse um monitoramento ativo de 24×7. “Com isso, podemos afirmar que nossa equipe sente-se mais segura e amparada, com os serviços da Indyxa”, finaliza.

Sobre a Indyxa

Uma das maiores empresas de tecnologia do Sul do país, com mais de 120 colaboradores, distribuídos em quatro sedes (Blumenau, Brusque, São Paulo e Cidade do México), a empresa possui mais de 15 anos de experiência no segmento. Integramos em nosso portfólio soluções e serviços em infraestrutura de TI com inteligência de negócios, cloud services, segurança e continuidade, ativos e projetos e serviços gerenciados.