A Sage, líder de mercado em soluções de gestão na nuvem, divulgou resultados de sua pesquisa intitulada “contabilidade e tecnologia”. O estudo foi realizado com empresas contábeis de diversos portes, no mês de abril, com o objetivo de entender quais os impactos da tecnologia no dia a dia dos escritórios de contabilidade.

Segundo a pesquisa, 44% dos respondentes disseram que mais de 50% dos processos contábeis são automatizados a partir da utilização de soluções tecnológicas.

Quando o assunto é armazenamento na nuvem, 81% dos entrevistados disseram que, na opinião deles, os arquivos e documentos estão mais seguros quando armazenados na cloud, pois não precisam fazer backup e têm a garantia que os arquivos estão seguros, livre de possíveis incidentes como problemas nos computadores e furto de dados,  além da praticidade de poder acessar os arquivos e sistemas. Entretanto, para 19% dos respondentes a nuvem não é segura.

Contudo, quando perguntados sobre quanto tempo estimavam que conseguiram otimizar com o uso da tecnologia para se dedicar a outras tarefas, 44% afirmaram ter otimizado de 30% a 50% do seu tempo.

“O cenário contábil, fiscal e tributário do país exige que os escritórios e departamentos contábeis das empresas armazenem, controlem e reportem um grande número de informações ao governo.  É praticamente inviável atender todas as demandas da área sem contar com a automatização de processos e o uso de tecnologia/sistemas para garantir conformidade”, afirma Osvaldo Meneghel, diretor de marketing de produto da Sage Brasil. “É neste ponto que a Sage entra na vida dos nossos clientes, disponibilizando soluções que estão em constante aprimoramento para auxiliá-los diariamente”, conclui.

Quando questionados sobre quais tecnologias, na opinião dos entrevistados, fariam diferença no dia a dia e rotina de um escritório de contabilidade, 58% citaram os aplicativos móveis como grande diferencial para o futuro da profissão, em segundo lugar, 50% designaram o software na nuvem e em terceira posição, a inteligência artificial, com 44%.

“Os dados mostram que a questão da mobilidade tem ganhado muita força entre o empresariado. Ou seja, você poder trabalhar, conduzir os negócios sem necessariamente estar fisicamente na empresa ou escritório contábil. Essa mobilidade já faz parte da nossa rotina, é uma realidade e precisamos encaixá-la de forma que a aplicação da tecnologia seja natural em nosso dia a dia, afirma Meneghel.

“Com o estudo enxergamos que hoje, o empresariado tem plena consciência que é necessário investir em tecnologia, entretanto, apenas 32% dos entrevistados afirmaram que investem em automação no relacionamento com seus clientes. Com este dado percebemos que ainda é preciso conscientizar os escritórios de contabilidade a enxergarem os benefícios que a tecnologia oferece neste sentido. Investir no atendimento ao cliente sempre será um diferencial aos negócios de qualquer empresa, conclui o executivo. 

Em homenagem ao dia do profissional da contabilidade, a Sage disponibiliza o ebook intitulado “Contabilidade pela mudança”, que trata como a tecnologia vem mudando a forma como vivemos e trabalhamos e como os profissionais da contabilidade devem estar preparados para o futuro. Acesse: http://bit.ly/2vmbSTg e faça o download do material de forma gratuita.

Fonte: Sage Brasil