Tendências empresariais que chegaram para ficar em 2022

Com os novos modelos de trabalho e adaptações ganhando mais força, também existem outras tendências que vão influenciar as empresas em 2022

As empresas passaram por grandes desafios após a pandemia de Covid-19, tiveram que se adequar aos modelos home office, híbrido e com isso foram surgindo tendências empresariais.

Investir em novas tecnologias voltadas a controle, estruturação e incentivo a produtividade dos seus colaboradores se tornou essencial, a partir disso foram surgindo inovações, muitas adaptações e atualizações no modelo tradicional de trabalho.

O ano de 2021 já estava mais adaptado e retornando a modelos de trabalho tradicionais, mas diversos colaboradores se tornaram mais resistentes a voltarem aos empregos presenciais por se acostumarem a trabalhar de casa.

Esse e outros acontecimentos contribuíram para que as mudanças fossem feitas novamente, e por conta disso separamos os principais assuntos sobre as tendências presenciais de 2022.

  • Quais serão os novos modelos de trabalho?
  • Saiba 5 tendências empresariais para 2022
  • Quais os benefícios de aderir às tendências empresariais?

Boa leitura!

Quais serão os novos modelos de trabalho?

Também denominado com mundo pós pandemia, 2022 pode fazer com que as empresas se engajem cada vez mais em relação a inovações e mudanças nos formatos de trabalho de seus colaboradores.

Para se manterem dentro do mercado e também voltar a receber novos clientes,  investimentos e parceiros com mais amplitude do que 2021 que teve um retorno mais lento.

O home office em pesquisa realizada pela USP, Universidade de São Paulo, 70% dos colaboradores desejam continuar os trabalhos por meio remoto, por considerarem os benefícios de estarem em casa, evitar trânsito, poder estar mais próximo da família.

Apesar de se considerarem mais produtivos, também precisam monitorar a jornada de trabalho, pois uma grande parcela acaba não separando a vida pessoal de trabalho e acabam se estressando mais.

Uma alternativa é o modelo de trabalho híbrido, no qual o trabalhador vai alguns dias da semana na empresa e em outros trabalham de casa, mesclando essas alternativas para agradarem os dois lados.

Saiba 5 tendências empresariais para 2022

Com os novos modelos de trabalho e adaptações ganhando mais força, também existem outras tendências que vão influenciar as empresas este ano. 

E claro que todas acabam totalmente ligadas às tecnologias atuais, que acaba presente no dia a dia de todas as empresas independente do modelo adotado na jornada de trabalho, pois tudo envolve sistemas, plataformas e rede de computadores.

De ponta a ponta, para se comunicarem, verem as próprias tarefas, fazerem controle de horas, organizar as entregas no prazo e auxilio ao RH para cumprir folha de pagamento e direitos trabalhistas.

Por isso, separamos 5 tendências empresariais para você já ir se preparando.

Meio de pagamentos

A forma com que são feitos os pagamentos em estabelecimentos já mudou durante a pandemia, tem a possibilidade de aproximação do cartão físico e também do virtual através do celular, como também há leitores de QR Code que enviam o pagamento de maneira automática.

Isso pode ser feito através de impressão, código e também em próprias máquinas de cartão, e claro as transferências bancárias conhecidas como TED também estão atualizadas e cai no mesmo momento do pagamento, é o tão falado PIX.

Vendedores ambulantes passaram a aceitar o meio de pagamento pix, por receber o pagamento na hora e não precisarem estar refém de máquinas de cartão e nem de perder clientes que não andam com dinheiro.

Cada vez menos as pessoas têm usado dinheiro e a tendência é que passem a deixar de usar até mesmo opróprio cartão. Muitas empresas realizam o pagamento dos funcionários através do pix e assim os colaboradores não precisam esperar até o final do dia para receber.

Cultura de dados

Tudo o que é relevante para a empresa, seja de ações realizadas, entregas de funcionários, relógio de ponto digital, e avaliação de clientes podem se transformar em dados que gerem novas alternativas para aprimorar as tomadas de decisão.

É preciso atuar alinhado à LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, pois os dados coletados não podem ser compartilhados, somente usado para estudo interno com o objetivo de proporcionar melhorias nos processos internos.

Empresas já buscam profissionais que atuem como analista ou cientista de dados, para que mensure e analise todas as informações coletadas e as traduza em modelo de relatórios mantendo a segurança e sigilo dos dados.

Controle de ponto eletrônico

Já se foi o tempo em que os funcionários precisam registrar os horários de entrada e saída em um cartão manual, carimbado ou que emitia um recibo confirmando a operação. Agora existem plataformas focadas em registros online da jornada de trabalho.

O acesso remoto facilita e gera mais autonomia ao RH e ao colaborador, que pode fazer o registro através de celular, tablets ou smartphones e com aplicação de autenticidade garantir que foi feito pelo próprio colaborador.

Com armazenamento em nuvem protege todos os dados digitalmente, promovendo a economia de recursos materiais e emitindo relatórios automaticamente, que podem ser impressos ou mantidos online, conforme a empresa preferir.

Automatizações na comunicação

Apesar de manterem o atendimento humano em tempo real e continuar sendo grande preferências de muitos clientes, está se tornando mais comum o uso de chatbots em atendimento ao cliente.

Os chatbots são robôs que respondem com respostas automáticas mensagens recebidas através de um chat, que podem ser usadas externo para clientes e também interno para treinamento de colaboradores.

Além disso, também utilizam automatizações no direcionamento de tarefas e prazos, quando não ocorre uma entrega a própria plataforma já sinaliza que está em atraso, para agendamento de reuniões, lembretes e diversas funcionalidades.

As automatizações em processo, reduzem o tempo de espera para tirar uma dúvida e acelerar na produtividade dos colaboradores que não precisam aguardar uma resposta por tanto tempo.

Inteligência artificial

Máquinas inteligentes capazes de reproduzir comportamentos humanos e até evoluir meios de comunicação e automatização através dela, também têm ganhado força. 

A facilidade de apenas realizar pesquisa através da voz, transformar a voz em texto para envio de mensagens, fazer ligações sem precisar buscar o contato na agenda, acessar locais e sacar dinheiro apenas com digitais tem se tornado comum no dia a dia.

Aparelhos, ferramentas, aplicativos e até mesmo máquinas são capazes de acender e apagar luzes, abrir e fechar portas e diversas outras ações que costumamos fazer.

Todas as tendências devem ser analisadas e se adequar aos objetivos da empresa, pois são um investimento importante para o desenvolvimento e crescimento da companhia.

Quais os benefícios de aderir às tendências empresariais?

Quando lidamos com inovações e tecnologias, precisamos pensar na transformação positiva que irá causar nos processos, investir em atualização já é por si só um grande benefício.

Listamos as principais vantagens para já iniciar a sua tendências no próximo ano:

  • Mais autonomia;
  • Aumento da produtividade;
  • Incentivo a criatividade;
  • Encontrar novos diferenciais;
  • Ter mais modernidade;
  • Mais facilidades;
  • Economia de custos e recursos;
  • Maior controle dos dados;
  • Melhor acompanhamento dos colaboradores.

Se manter atualizado com o mercado protege a empresa da concorrência, pois se está investindo nas modernidades corretamente, terá um retorno maior e uma equipe mais engajada.

Comentários estão fechados.