Tenho hipertensão, posso solicitar auxílio doença ou aposentadoria por invalidez?

Existem situações onde a hipertensão pode levar o cidadão a desenvolver outros tipos de problemas que precisam de cuidados maiores

Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. 

Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). 

Sintomas

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito podem ocorrer:

  • Dores no peito
  • Dor de cabeça
  • Tonturas
  • Zumbido no ouvido
  • Fraqueza
  • Visão embaçada
  • Sangramento nasal

Existe tratamento para hipertensão?

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Os tratamentos são feitos com medicamentos que atuam sobre o sistema cardiovascular e renal.

Além dos medicamentos disponíveis, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

  • Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
  • Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
  • Praticar atividade física regular;
  • Aproveitar momentos de lazer;
  • Abandonar o fumo;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Controlar o diabetes.

Tenho pressão alta, posso solicitar auxílio doença?

O auxílio doença é um benefício temporário, que tem por objetivo auxiliar economicamente os segurados que tenham se acidentado ou contraído uma doença e precisam se ausentar do trabalho por mais de 15 dias.

Por se tratar de uma enfermidade que não compromete a vida do trabalhador é um pouco difícil, porém caso você precise passar por algum período de tratamento específico, no qual fique claro para o INSS que você não poderá continuar exercendo suas atividades temporariamente, aí sim é provável que você consiga o auxílio.

Tenho pressão alta, posso solicitar aposentadoria por invalidez?

Como foi dito acima a pressão alta em si não te impede de trabalhar, porém quem sofre com hipertensão fica mais propenso a sofrer com outras doenças mais graves que podem sim impedir o trabalho permanentemente.

Seria o caso de um pessoa que tenha pressão alta e sofre um AVC e em decorrência disto fique com sequela que o impossibilite de exercer sua atividade laboral permanentemente, neste caso ele pode sim requerer o benefício para a aposentadoria por invalidez.

Assim que o benefício for requerido você passará por uma perícia médica do INSS que vai determinar a concessão do benefício.

Em casos graves o INSS isenta o trabalhador do período de carência, no caso de um AVC só pode ser dispensado em casos com paralisia total, em casos mais leves é comum que a previdência solicite a carência de 12 meses de contribuição.

Doenças e complicações provocadas pela hipertensão arterial

A hipertensão pode provocar:

  1. Lesão das artérias
  2. Aneurismas
  3. Angina de peito
  4. Infarto agudo do miocárdio
  5. Insuficiência cardíaca
  6. AVC (derrame cerebral)
  7. Insuficiência renal crônica
  8. Lesão da retina
  9. Demência

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.