Saber quais são as atividades que a terceirização permite e realiza é o primeiro ponto a ser esclarecido antes de tomar a decisão de confiar as finanças de sua empresa à uma prestadora de serviços financeiros.

No Brasil, é muito comum a terceirização de serviços como segurança, manutenção, limpeza, recursos humanos, marketing e financeiro. Além de economia, a terceirização de serviços resulta em vantagem competitiva para a organização.

Nesse artigo vamos listar quais são as principais atividades executadas pela terceirização financeira e como essa parceria pode ser estratégica para alcançar o sucesso almejado para o seu negócio.

O que é a Terceirização Financeira?

A terceirização financeira é a ação de encarregar uma empresa especialista em finanças para cuidar de todos os assuntos e processos fundamentais para uma eficiente administração financeira de sua empresa.

Por que optar pela Terceirização Financeira?

A terceirização permite que todos os processos de gestão financeira sejam realizados de forma metódica e especializada. Dessa forma, o empresário tem a segurança de que a administração financeira de seu negócio está sendo bem executada.

Terceirizando o setor financeiro, a empresa ganha em economia de recursos monetários e humanos, além de otimização de tempo e produtividade.

Um departamento financeiro exige investimentos em infraestrutura (sala, móveis, equipamentos, softwares de gestão financeira, entre outros custos fixos e variáveis) e em profissionais administradores financeiros altamente capacitados e atualizados, enquanto que uma empresa especialista em gestão financeira dispões de toda infraestrutura e equipe especializada por um custo menor ao empresário.

Além disso, empresários, gestores e funcionários poderão dedicar seus esforços e atenção às funções que são de sua responsabilidade. O resultado é o ganho de produtividade, para melhor aproveitamento de tarefas para o negócio.

Principais Atividades Da Terceirização Financeira

Terceirizar o setor financeiro tem sido uma prática cada vez mais comum, devido aos ganhos estratégicos para a empresa. Por isso, uma eficiente empresa especialista em gestão financeira é capaz de realizar desde tarefas básicas de administração de finanças até propor e avaliar melhorias e estratégias capazes de gerar vantagem competitiva no mercado.

Os processos de gestão financeira ficam a cargo de administradores financeiros altamente capacitados e em constante atualização sobre a área, para poder entregar o máximo de valor aos seus clientes. Esses profissionais utilizam de processos bem estruturados e definidos, gerando maior confiança sobre a prestação dos serviços oferecidos e, principalmente, uma administração adequada e eficiente das finanças da sua empresa.

Sendo assim, as principais atividades que a terceirização financeira exerce são:

– Administração de contas a pagar

– Administração de recebíveis

– Conciliação bancária

– Cobranças administrativas e judiciais

– Relatórios financeiros

– Administração de fluxo de caixa

– Administração de obrigações fiscais

– Análise de desempenho

– Análise da situação econômica

Com a terceirização financeira, empresas de qualquer porte e segmento ganham em vantagem competitiva perante os seus concorrentes. Isso é possível porque terão economia de recursos, otimização de tempo e processos bem executados, o que possibilita melhor investimento e aproveitamento das finanças e de seus funcionários, além de projetar cenários e planejar melhorias para o negócio.

Deniane Bezerra é CEO e fundadora da Vibratto, empresa referência na terceirização financeira para startups e PMEs de todo o Brasil.

[elementor-template id=”121690″]

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.