Tipos de Revisões que podem aumentar o valor da sua aposentadoria

0

Na matéria de hoje vamos falar dos tipo de revisão que podem aumentar o valor da sua aposentadoria, no geral são 25 tipos de revisão, você sabia que estas revisões podem aumentar o valor do seu benefício? 

Revisões do INSS

Se você não conhece e tem curiosidade sobre este assunto, nós preparamos alguns tipos de revisões para você ficar por dentro. Acompanhe!

Revisão da Vida Toda 

Qualquer aposentado e pensionista que contribuiu com o INSS antes de 1994, que tenha feito contribuições com valores altos, tem direito a esta revisão.

O objetivo é para aqueles segurados que têm as maiores contribuições anteriores antes desta data mencionada acima.

Veja 

  • Somente os benefícios “pré-reforma” são adeptos de serem calculados pela vida toda, lembrando que a EC 103/2019, as regras de cálculos anteriores foram alteradas;
  • É importante estar atento (a) a data de início do benefício, pois, precisa ser igual ou superior a 20/11/1999, data esta que entrou em vigor a Lei 9.876/99;
  • Válido somente para os cálculos que possuam salários de contribuição antes de julho de 1994 podem ser calculados pela vida toda.

Existe prazo para pedir revisão? 

O prazo é de 10 anos e começa a contar logo após o seu primeiro recebimento da aposentadoria. 

Em certos casos, dependendo das contribuições anteriores ao ano de 1994, a revisão poderá ter um aumento de até 70%, mais os atrasados. 

Agora vamos falar sobre a Revisão do Teto, veja como funciona no texto abaixo.

Muitos segurados não sabem mais o INSS pode pagar apenas um valor máximo de benefícios aos segurados, o mesmo é chamado de teto da previdência ou teto do INSS. 

Neste ano de 2021, com o reajuste salarial o valor será de R $6.433,57 , o valor em 2020 era de R $6.101,06. 

O próprio nome já diz, teto da previdência, logo não tem como receber mais que este valor. 

fonte: google
fonte: google

Quais são as pessoas que têm direito a revisão do teto? 

Este tipo de revisão é destinada para 3 grupos de beneficiários, sendo: 

  • Aposentados por período entre 1994 A 2003; 
  • Aposentados do período entre 1998 A 1991;
  • Aposentados do período entre 1982 A 1988.

Existe prazo para solicitar esta revisão? 

  • Para esta revisão não há um prazo estipulado

Revisão Artigo 29

Aconteceu um erro de cálculo entre 11/1999 e 05/2012, portanto todos os beneficiários do Auxílio-Doença e Aposentadoria por Invalidez que começaram a receber esta época, provavelmente tiveram os valores afetados. 

Quem são as pessoas que têm direito a esta revisão 

Para os que tiveram o benefício concedido entre abril de 2002 e agosto de 2009, o mesmo poderá requerer o pagamento, lembrando que o INSS neste caso não pode excluir os 20% dos menores salários. 

Revisão da DIB 

Esta revisão é pouco falada, mas ela é referente aos cálculos da Renda Mensal Inicial (RMI), neste é considerado as regras e o período em que for mais vantajoso para o beneficiário. 

Quais são as pessoas que têm direito a esta revisão? 

Os segurados que já haviam preenchido os requisitos para se aposentar e ainda continuaram trabalhando, têm direito a esta revisão. 

Para esta Revisão existe prazo? 

Para quem deseja solicitar este tipo de revisão, é possível requerer a qualquer momento.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira