Trabalhador pode ter aposentadoria até 40% menor 

Uma das principais mudanças é referente a remuneração da aposentadoria por idade que passa a ser de 60% da média dos salários, somando mais 2% para cada ano trabalhado.

A Reforma da Previdência promulgada em 13 de novembro de 2019, trouxe mudanças para a aposentadoria por idade concedida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Uma das principais mudanças é referente a remuneração da aposentadoria por idade que passa a ser de 60% da média dos salários, somando mais 2% para cada ano trabalhado. Sendo que será exigido dos homens 20 anos de contribuição e das mulheres 15 anos de contribuição.

Regras para ter direito a aposentadoria por idade

Após a Reforma da Previdência, para a pessoa se aposentar por idade precisa:

Homem: 65 anos e 20 anos de contribuição

Mulher: 62 anos e 15 anos de contribuição

Para ter direito a 100% do valor, o homem precisará contribuir por 35 anos e a mulher por 30 anos.

Sendo assim, não basta o trabalhador chegar a um tempo mínimo de contribuição e idade. Na verdade, tanto ele quanto ela precisarão ter um tempo maior de contribuição para conseguir receber 100% das contribuições.

O homem que deseja se aposentar aos 65 anos de idade e contribuir por 20 anos junto ao INSS receberá 60% de suas contribuições.

A mulher que desejar se aposentar aos 62 anos de idade e tenha contribuído por 15 anos junto ao INSS, também receberá apenas 60% de suas contribuições.

Neste caso, a aposentadoria por idade de segurados que contribuíram por 15 anos junto ao INSS (tenha cumprido a carência) cai de 85% para 60% da média salarial.

O benefício previdenciário passou por mudanças em suas regras após a aprovação da Reforma da Previdência. Os especilaistas dizem que as regras afetaram em cheio a aposentadoria. Por isso, o segurado precisa estar sempre atento às mudanças que foram realizadas após a reforma.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.