Trabalhadores tem R$23 bilhões de PIS/Pasep para sacar e não sabem

Os trabalhadores possuem quase R$ 23 bilhões de PIS/Pasep para receber, que inclusive está parado aguardando o saque, mas que muitos não sabem. Os valores são referentes as cotas do PIS/Pasep e o prazo para saque vai até 2025.

Possui direito ao saldo das cotas do PIS/Pasep o cidadão que trabalhou em empresas e órgãos públicos entre os anos de 1971 a 1988, o saque pode ser realizado diretamente na Caixa Econômica Federal e vale lembrar que em caso de falecimento do titular, seus familiares podem receber estes valores.

Cota do PIS/Pasep

Os cidadãos que exerceram atividade até 4 de outubro de 1988 em empresa privada possui direito a cota do PIS, já quem exerceu atividade como servidor possui direito ao PASEP. É importante lembrar que as cotas não possuem relação com o abono salarial do PIS/Pasep.

A cota do PIS/Pasep é relacionada a extinção dos dois fundos, bem como pela criação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), onde todo o dinheiro acabou sendo repassado para a Caixa.

Para verificar se você possui direito, seja como titular ou dependente, será necessário checar as informações em uma agência da Caixa, para isso o cidadão como titular deve se direcionar a uma agência com o documento oficial com foto.

No caso de trabalhador falecido, os herdeiros precisam se dirigir ao banco com a documentação de identificação do falecido, bem como com a certidão de obtido e os documentos que comprovem a condição de herdeiro ou dependente da pessoa falecida.

Se até 31 de maio de 2025 os cidadãos não resgatarem o saldo, os valores serão de propriedade da União e não será mais possível reaver esses valores.

Comentários estão fechados.