Transformação Digital: qual sua importância na alavancagem de negócios?

Transformação Digital: qual sua importância?

Mais do que tecnologia, é um desafio para grandes gestores

Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

É uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia para potencializar a capacidade humana, e que precisa ser para já.

Mas engana-se quem acha que essa transformação é apenas para novas empresas e startups. As empresas tradicionais são as que mais precisam estar presentes digitalmente.

Isso, é claro, não é feito do dia para noite. Leva tempo e consome recursos, mas o resultado é percebido pelo cliente. Afinal, as mídias tradicionais estão em transição e cada vez mais o online ganha força.

Mas, primeiro, é preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar com o direcionamento correto para alcançá-la. Isso torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que de marketing ou tecnologia.

Transformação digital não é uma adoção massiva de novas tecnologias, mas uma revolução digital no mundo dos negócios. Em outras palavras, a transformação digital surge para otimizar processos e acabar com a “papelada”.

O cartão de visita físico morreu. Agora, o seu site deve ser o novo portfólio e estar otimizado para a melhorar a experiência dos visitantes, com o objetivo de atender às diferentes expectativas e preferências deles.

O que torna muitas empresas ultrapassadas é o apego ao sucesso do passado, que pode levar ao triste fim do seu negócio no futuro – mais próximo do que se imagina. Afinal, do que é velho não se faz inovação!

Esse conceito é complexo e deve envolver todos os setores da empresa, buscando deixar todos os colaboradores alinhados. Essa transformação deve se estender a todas as decisões estratégicas e processos da empresa.

Como mencionado, não é fácil, principalmente para quem ainda tem certo preciosismo com o passado. Mas há motivos de sobra para investir nisso agora e buscar o direcionamento correto para não esbarrar em tentativas erradas.

Hoje a liderança digital requer a capacidade de reinventar o negócio em si. O que você faz? Que tipo de conteúdo você tem criado para atrair novos clientes? Como garantir previsibilidade, recorrência e escalabilidade de vendas?

Tudo isso pode ser respondido com um planejamento estratégico correto e crescimento ordenado com processos bem definidos. Mãos à obra!