Trombose: Brasil tem em média até 400 mil casos de trombose por ano

0

No dia 13 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Trombose. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa morre a cada 37 segundos, por complicações de um coágulo sanguíneo.

A trombose venosa é uma doença vascular causada pela formação de um trombo – ou coágulo – dentro de uma veia que bloqueia, parcial ou totalmente, o retorno da circulação para o coração no segmento afetado.

No Brasil, estima-se que ocorra de um a dois casos de trombose a cada mil habitantes ao ano, ou seja, até 400 mil casos por ano.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), Dr. Walter Campos Jr., cerca de 90% dos casos, acometem as veias dos membros inferiores.

Os sintomas mais frequentes são endurecimento da musculatura da panturrilha, dor, inchaço e aumento das veias mais superficiais.

A trombose pode causar complicações como a perda de membros e a embolia pulmonar.

No surgimento de quaisquer sinais, Dr. Walter ressalta a importância de procurar um cirurgião vascular e manter um acompanhamento de rotina.

“Ele é o especialista que tem o conhecimento sobre as melhores técnicas de investigação e tratamento e pode, em conjunto com o paciente, definir a melhor forma de identificar, prevenir e tratar este problema.”, esclarece.

Imobilização prolongada, obesidade, varizes, uso de hormônios femininos associados ao tabagismo, pós-cirúrgicos, idade avançada, fase final da gravidez, pós-parto e doenças relacionadas à coagulação sanguínea, como a trombofilia, são os principais fatores de risco para a trombose.

O diagnóstico inclui exames clínicos, de sangue e/ou ultrassom Doppler. O tratamento, em maior parte, é realizado com medicamento anticoagulante, repouso com as pernas elevadas e, em alguns cenários, uso de meias elásticas medicinais.

Os médicos associados à SBACV têm acesso diferenciado à informação técnica, cursos de aperfeiçoamento profissional e educação continuada.

Para saber mais sobre estas e outras doenças vasculares e encontrar um médico associado à SBACV, acesse: www.sbacv.org.br ou sbacvsp.com.br.

Ações de conscientização e prevenção

No dia 17 de outubro, das 9 às 13hs, acontecerão, simultaneamente, duas ações de conscientização à população sobre a saúde vascular: o 14º Dia Vascular de São Paulo e o 6º Dia Mundial de Conscientização e Combate à Trombose.

Organizados pela SBACV-SP, os eventos contam com a participação das Regionais do Distrito Federal e Rio Grande do Norte, apoio SBACV Nacional o patrocínio da Bayer.

Para participar, basta entrar no canal do YouTube pelo link. Os médicos da especialidade vascular irão esclarecer dúvidas, gratuitamente, por meio de um chat exclusivo, com o objetivo de prestar atendimento e informar a respeito de fatores de risco da trombose venosa, formas de prevenção e tratamentos, além de tirar dúvidas das principais doenças vasculares, como aneurisma, insuficiência venosa crônica e pé diabético