Tudo que um contador precisa saber sobre Bitcoins

0
1158

Saiba tudo sobre Bitcoins para contadores, a moeda virtual que está em alta nos últimos anos

O valor da moeda virtual Bitcoin disparou no final do último ano, mas recentemente seu valor está decaindo bastante. Na data em que escrevemos essa matéria, seu valor chegou a R$34 mil, mas em dezembro do ano passado o câmbio era de 1 bitcoin para aproximadamente R$69 mil.

A moeda mais popular entre as criptomoedas está sob ameaça de tantas outras mais recentes, como a Ethereum. Ainda assim, muito se tem falado sobre o assunto, e é extremamente importante que os contadores entendam como contabilizar Bitcoins. Por isso, apresentaremos a seguir o que todo contador precisa saber sobre a moeda virtual. Continue lendo:

O QUE É BITCOIN?

O Bitcoin é basicamente um arquivo digital que existe online e funciona como uma moeda alternativa. Ele não é impresso por governos ou bancos tradicionais, mas sim criado por um processo computacional complexo conhecido como “mining” (mineração).

Todas as transações e moedas ficam registradas em um índice global, conhecido como “blockchain”. Esse é uma espécie de banco de dados descentralizado que usa criptografia para registrar as operações. Assim, os arquivos não podem ser fraudados ou copiados, muito menos as transações podem ser rastreadas.

COMO COMEÇAR A USAR BITCOINS?

O momento ainda é complicado para comprar Bitcoin, especialmente com essa queda que seu valor está tomando. Ainda assim, existem três formas de adquirir a criptomoeda: comprando, recebendo pagamentos ou minerando.

Para recebê-la o usuário deve ter um endereço de Bitcoin – uma série de até 34 letras e números. Esse endereço funciona como uma espécie de caixa postal através da qual as moedas são enviadas. Não há um registro dos endereços, o que permite que usuários protejam sua anonimidade.

Existem algumas carteiras virtuais que armazenam os endereços e podem ser usadas para gerenciar esse dinheiro. Elas funcionam assim como contas de banco privadas – com o detalhe que, se as informações forem perdidas, as moedas conjuntas à essa carteira também se perdem.

Muitas pessoas estão começando a usar a moeda também como investimento. Pode ser uma opção a ser considerada, embora não exista muita segurança, visto que não existe nenhum órgão regularizador.

Existem regras de funcionamento da moeda que determinam um limite de criação para 21 milhões de Bitcoins. Não se sabe ao certo o que vai acontecer quando esse valor for atingido, mas ele está cada vez mais próximo.

BITCOINS PARA CONTADORES

Como bom contador, é necessário estar sempre atento as coisas novas que acontecem. Especialmente no mercado financeiro. As moedas virtuais estão assumindo cada vez mais importância, e é importante procurar entender, mesmo que “superficialmente”, sobre o assunto.

No ano passado, a Receita Federal incluiu instruções para a declaração de renda da moeda virtual Bitcoin em seu manual de perguntas e respostas da receita. Como essa tecnologia foi criada para ser descentralizada, não há como a RFB rastrear. Por isso, o natural é instruir contadores e seus clientes a declarar tudo o que é devido ao Leão.

Via Abertura Simples

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.