Vagas remanescentes do Prouni: Último dia para se inscrever

0

Se encerra hoje, terça-feira (04), as inscrições para vagas remanescentes do Prouni.

As inscrições para bolsas referentes às vagas que sobraram do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (PROUNI), tiveram início ontem segunda-feira (03)  e serão encerradas hoje as 23:59. Ainda esta semana, devem sair os resultados, sendo previsto para o dia 7 maio.

Além disso, aqueles que foram selecionados, devem ficar atentos às datas para apresentar os documentos necessários nas Universidades, sendo elas de 10 a 13 de maio.

Quem pode concorrer às vagas?

O Prouni é um programa de bolsas, que visa auxiliar o acesso ao Ensino Superior a todos que precisam, todavia, há uma série de requisitos que precisam ser atendidos para ser considerado apto para concorrer. Confira quais são eles. 

Requisitos de desempenho 

  • Ter participado de algum exame do ENEM a partir de 2010;
  • Ter atingido na prova um mínimo de 450 pontos de média;
  • Ter uma nota superior à zero na redação;

Caso tenha feito mais de uma prova no período estipulado, será considerado o exame em que o estudante alcançou a melhor média. 

Requisitos socioeconômicos

  • Para concorrer às bolsas integrais (100%), deve-se comprovar uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo (R $1.650,00) por pessoa. 
  • Para concorrer às bolsas parciais (50%), deve-se comprovar uma renda familiar de até 3 salários mínimos (R $3.300,00) por pessoa.

Nova Regra para classificação de candidatos

Além de agora, ser adotado como método de avaliação a média aritmética simples das notas obtidas nas cinco áreas do conhecimento do ENEM, considerando o desempenho do estudante em uma forma mais geral, o MEC estipulou que agora não será mais por ordem de chegada, em vista que muitos são prejudicados pela falta de acesso à internet. 

Cabe salientar, que estudantes que realizaram o ENEM em 2020, agora podem concorrer às vagas. 

Conteúdo Lucas Machado