Veja 4 Maneiras de acompanhar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa

Muitos empresários utilizam essas ferramentas para corrigir erros que possam ter sido enviados em alguma Nota Fiscal antes que isso traga problemas à sua empresa.

No Brasil, a contabilidade das empresas é monitorada bem de perto pela Receita Federal, então existem 4 maneiras de acompanhar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa.

Depois que o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) tornou-se obrigatório, qualquer deslize por parte da empresa pode resultar em autuações bem severas, por isso é tão importante acompanhar as notas fiscais que são emitidas contra a nossa empresa.

4 Formas de consultar NF-e emitida contra nossa empresa

Umas das 4 maneiras de acompanhar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa foram citadas abaixo. Portanto, cabe aos empresários utilizar essas dicas para que não venham a ter problemas com a Receita Federal.

Portal da Nota Fiscal Eletrônica

Esse é um dos melhores caminhos para conferência de Notas Fiscais emitidas, pois o portal oferece gratuitamente essa consulta, com o auxílio de uma senha que é usada para consultar o documento fiscal.

No entanto, um grande número de pessoas não sabe  essa senha e se for emitida uma nota sem o conhecimento do dono do negócio, será impossível realizar a conferência no portal.

Por isso, pensando em facilitar a vida desses empresários, foram criados mecanismos que visam a facilitação desse serviço. Abaixo falaremos deles.

Manifestação de Destinatário da NFe

Essa ferramenta é uma das 4 maneiras de acompanhar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa, já que, por meio dessa ferramenta, o empresário consegue acompanhar em tempo real a emissão de documentos fiscais emitidos para seu negócio.

Com o auxílio de robôs digitais, o sistema oferece ao empresário uma conferência rápida e prática dos documentos que foram emitidos contra seu empreendimento.

Além disso, por meio de uma manifestação, o empresário confirma que emitiu ou nega o conhecimento da emissão da NFe.

Essa ferramenta permite que o empresário tenha um controle bem maior sobre as movimentações de entrada de seu negócio, com a vantagem de poder se defender de fraudes e sonegação fiscais.

Sefaz de SP

Existem hoje mais de 4 maneiras de acompanhar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa, e uma delas é a ferramenta gratuita do SEFAZ de SP.

Apesar de não existir endosso governamental sobre o uso desse sistema, a consulta neste site é possível.

O ponto negativo é que nesse tipo de consulta, as notas são apresentadas de dez em dez e isso toma bastante tempo do empresário que tenha uma considerável quantidade de emissões.

Por isso existem sistemas que são pagos por quem precisa de uma facilitação na consulta.

Sistema Soften SIEM

Uma das 4 maneiras de acompanhar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa se dá através de sistemas pagos de conferência de NFes que facilitam esse tipo de serviço, o que é muito bom para empresários que têm muitas notas para acompanhar.

O passo a passo dessa ferramenta é muito simples:

  • Primeiramente, na aba “Entrada” selecionamos “Entrada de Nota”
  • Depois, clicamos em “Importar NFe” e selecionamos o Certificado Digital para que o sistema abra o gerenciador.
  • Por último, com o gerenciador, filtramos o tempo de busca e clicamos em localizar, e, em seguida, em “Consultar Governo”.

Então, o sistema nos mostrará uma listagem de notas emitidas contra nossa empresa no tempo que foi escolhido no filtro.

Muito mais prático e rápido para fazer uma conferência. E, aliás,  conseguimos organizar manifestações de destinatário eletrônico por lá também.

Vantagens de quem consulta notas fiscais

Agora que sabemos 4 maneiras de acompanhar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa, saberemos quais são os benefícios dessa prática.

Dentre as inúmeras vantagens de quem acompanhar as notas, podemos citar:

  • Controle de entradas de nossa empresa
  • Correção de erros em notas emitidas por nossa empresa
  • Manifestação de destinatário eletrônica

Muitos empresários utilizam essas ferramentas para corrigir erros que possam ter sido enviados em alguma Nota Fiscal antes que isso traga problemas à sua empresa.

Ou seja, essa manifestação garante o controle das emissões diminuindo a probabilidade de erros e problemas que advém da prática de emissão de Notas Fiscais.

Entre as vantagens também podemos citar a facilidade de acesso das pessoas ao XML das notas e, obviamente, a garantia da segurança jurídica para o empresário.

Vale a pena investir nas 4 maneiras de acompanhar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa?

Existem os métodos gratuitos de fazer isso pelo Portal da Nfe, mas isso é mais complicado e demorado, por causa da burocracia que até mesmo no site acontece.

Por isso, é interessante investir em soluções pagas que garantam agilidade e automatização para o empresário, já que Notas Fiscais são muito importantes e qualquer erro pode acarretar em multas para a empresa.

Os sistemas pagos como o que foi citado acima garantem facilitar o acompanhamento dessas notas, pois, com alguns cliques temos todo o relatório das Notas Fiscais emitidas.

Basta pesquisar mais sobre as melhores 4 maneiras de acompanhar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa e escolher empresas que ofereçam o que as empresas mais precisam para manter seu negócio lucrando: otimização do tempo.

Comentários estão fechados.