Veja 5 dicas para profissionais de RH que querem se especializar em tecnologia

O mercado aquecido faz com que, além dos cargos de tecnologia, haja também uma oportunidade de mercado para recrutamento especializado em tecnologia

A indústria de tecnologia é um dos setores que mais cresce no mundo, mas o número de profissionais parece não estar acompanhando a demanda. Em estudo divulgado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais (Brasscom), em 2019, o número de formados nessa área chegou a 46 mil profissionais por ano, enquanto a demanda estimada, até 2024, chegaria a aproximadamente 70 mil.

Isso é mostrado também em nossos dados no Indeed. Segundo informações recentes do site do Indeed, das 15 vagas mais difíceis de preencher postadas no Brasil, 11 são relacionadas à tecnologia. Os dados de janeiro a março de 2022 também mostram que o cargo mais difícil de preencher na lista é o de Engenheiro de Operações de Desenvolvimento (ou Engenheiro de DevOps), onde 59% das vagas permanecem abertas por pelo menos dois meses.

O mercado aquecido faz com que, além dos cargos de tecnologia, haja também uma oportunidade de mercado para recrutamento especializado em tecnologia. Os recrutadores de tecnologia procuram posicionar candidatos para todos os tipos de funções de tecnologia, desde programação e desenvolvimento até segurança e manutenção. Portanto, as perspectivas para os recrutadores que desejam se especializar em tecnologia são enormes, pois são eles os grandes responsáveis ​​por encontrar esses candidatos necessários para preencher as inúmeras vagas abertas na área.

Pensando no crescimento desse mercado, nós do Indeed listamos algumas dicas para recrutadores que desejam iniciar ou se especializar na área de tecnologia.

Aprenda sobre o setor em sua área

É importante aprender sobre o setor, especialmente em sua área geográfica, para determinar a base de candidatos. Em cidades maiores, pode ser mais fácil encontrar vários candidatos qualificados para um emprego, enquanto regiões menores podem exigir mais pesquisas.

Entenda os diferentes tipos de empregos

A indústria de tecnologia é extensa, então um recrutador de tecnologia pode recrutar para muitas funções diferentes. Preparar estratégias para preencher os cargos mais comuns pode ajudar o processo de contratação a avançar rapidamente. Considere as habilidades comuns que o candidato deve ter, as linguagens de programação e software que ele deve conhecer e a quantidade de experiência e nível educacional necessário.

Familiarize-se com perguntas e testes comuns de entrevista

Um recrutador de tecnologia provavelmente será a primeira pessoa a selecionar ou entrevistar o candidato, portanto, estar confortável com perguntas básicas de entrevista e testes de programação pode ajudá-lo a tomar melhores decisões de contratação. Aprender quanto tempo os testes geralmente levam para serem concluídos e os requisitos mínimos para passar em diferentes avaliações é importante. Outra dica é fazer uma lista de elementos que você espera ouvir nas respostas da entrevista para ter um sistema de classificação padronizado.

Saiba onde procurar candidatos

Um recrutador de tecnologia pode ser mais proativo sabendo onde procurar candidatos. Conectar-se diretamente com candidatos em diferentes plataformas, incluindo grupos nichados de contratação em programação e redes de contratação maiores, pode ajudar a reunir um grupo mais amplo de candidatos. Alguns lugares para procurar candidatos em potencial são faculdades, bootcamps, eventos de networking e conferências.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Felipe Calbucci, Diretor de Vendas no Brasil do Indeed

Comentários estão fechados.