Veja 6 dicas para requerer a aposentadoria com ajuda do planejamento previdenciário

0

A aposentadoria é algo que a maioria dos brasileiros não planeja, o que é um erro. A Reforma da Previdência, que já está valendo desde 19 de novembro de 2019, vem deixando dúvidas de quando será o melhor momento para se aposentar. Muitas regras novas são desconhecidas por muitos brasileiros.

Desde o início de 2021 já está cumulada cerca de 1,7 milhão de pedidos de benefícios que precisam ser analisados – 498 mil destes processos estão em exigência, aguardando alguma documentação do segurado para que o órgão possa concluir o procedimento.

O que é um planejamento previdenciário?

Tata-se de uma pesquisa aprofundada sobre o histórico do contribuinte, que mostra as possibilidades que um trabalhador tem para se aposentar, é uma análise do perfil do trabalhador e os objetivos futuros. O que vai evitar prejuízos futuros na hora dos recolhimentos e aumentar as hipóteses de ter um benefício melhor.

Regras para solicitar a aposentadoria?

A Reforma da Previdência alterou alguns requisitos para solicitar a aposentadoria.

Aposentadoria por Idade

Os homens, aposentadoria por idade se dará aos 65 anos, enquanto para as mulheres, a idade aumentou de 60 para 62 anos após a reforma.

No entanto, a mudança está sendo progressiva, isso porque desde 2019 aumentaram a exigência na idade para as mulheres que, passou de 60 para 62 anos (até que 2023 será exigida a idade mínima de 62 anos).

Tanto para os homens quanto para as mulheres serão exigidos 15 anos de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Idade mínima progressiva

No caso das mulheres, será necessário ter 57 anos, além de 30 anos de contribuição.
Para os homens, é preciso ter 62 anos e 35 anos de contribuições.

Por pontos

A pontuação se dá pela idade mais a quantidade anos de contribuição, que deve totalizar 88 pontos para mulheres e 98 para homens.

Porque o planejamento previdenciário é o melhor caminho para solicitar o benefício?
Porque poderá possibilitar uma aposentadoria mais alta, conhecer o valor da contribuição, e saber o período correto para pedir a aposentadoria, o que se torna uma vantagem para o trabalhador ao adquirir um planejamento previdenciário.

Quem são os profissionais responsáveis pelo planejamento previdenciário?

Você precisará de ajuda de um advogado previdenciário, que seja um especialista em Direito Previdenciário. Pois, ele saberá lidar com o processo burocrático e complexo.

Qual é o melhor momento para requerer a aposentadoria?

Isso vai depender de cada caso, isso porque há uma data que se adequá à realidade do contribuinte. Sendo assim, o Planejamento Previdenciário será o melhor caminho, para que o trabalhador saiba quanto tempo esperar e tomar decisões calculadas, orientadas pelo profissional que analisa o caso.

Quem deve ter um planejamento previdenciário

Todos os contribuintes do INSS, sejam elas próximas de se aposentar ou até mesmo quem ainda é jovem. Nos casos em que a aposentadoria está bem longe, o processo fica ainda mais fácil e com maior agilidade.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil