Veja algumas atitudes que podem ajudar a limpar seu nome

Manter bons hábitos financeiros e o nome limpo tem sido um desafio para muitos brasileiros. 

Atualmente, o número de inadimplentes só cresce no Brasil por diversos fatores, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em uma pesquisa realizada no último mês, cerca de 71% das famílias brasileiras estão endividadas.

Devido à crise atual que assola o país, é compreensível que boa parcela deste montante de endividados, tenham acumulado débitos para garantir o essencial, ou, por vezes, já acumulam dívidas de longo prazo que parecem ser impossíveis de ser quitadas. 

Enfim, diante do fato que o endividamento é um problema comum a muitos cidadãos brasileiros, separei neste artigo algumas dicas que podem se auxiliar a se livrar dos débitos e manter o nome limpo junto aos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, Boa vista, etc.)

4 dicas para manter o nome limpo na praça

Lembrando que não há uma receita mágica que irá lhe livrar de dívidas, e alcançar uma alta pontuação no Serasa ou em outra instituição deste âmbito. Contudo, irei discorrer sobre atitudes que podem potencialmente te tirar da negativa e fornecer uma melhor gestão financeira, e consequentemente alcançar uma maior segurança e de quebra um melhor score de crédito. 

1- Gaste somente o necessário: sendo esta uma dica essencial para quem está negativado, saber discernir o destino do seu dinheiro é primordial para uma boa gestão das suas finanças. Sendo assim, pacotes de internet e celular exorbitantes, serviços de Tv e streaming podem ser cortados.  

2- Procure gastar menos do que ganha: esta é uma atitude articulada com a descrita acima, é importante saber o quanto você gasta no mês e se esse valor é inferior ao que você ganha. É de suma importância, ter uma reserva para possíveis emergências, de modo a ter mais segurança, nem sempre isto é viável, todavia, é importante estar ciente. 

3- Se organize com suas dívidas: saber exatamente com quais débitos você está arcando é uma boa forma de ter o controle do quanto as dívidas demandam da sua renda mensal. Neste sentido, monte planilhas de modo a listar tudo que você está devendo, inclusive os gastos mensais, como luz, água, telefone, condomínio, etc. 

4- Evite acumular novos débitos: apesar de o cartão de crédito ser muitas vezes uma opção vantajosa, para quem já tem que arcar com um número de dívidas, está alternativa não é recomendável. Em razão disso, procure fugir de parcelamentos, e pague a vista sempre que possível. 

Vantagens de possuir o nome limpo

Além de garantir uma cabeça livre de preocupações, livrar o CPF de dívidas pode acarretar das mais diversas vantagens, como uma maior oferta em serviços financeiros. Assim sendo, confira alguns benefícios para quem possui o nome limpo frente aos negativados. 

  • Ofertas mais vantajosas de crédito; uma pessoa com o nome limpo, representa alguém que honra com suas dívidas. Sendo assim, é possível gozar de juros menores, vantagens em empréstimos e financiamentos, melhores condições de pagamento, entre outros. 
  • Mais facilidade para alugar um imóvel: geralmente, empresas realizam consultas no CPF da pessoa que deseja alugar um determinado local, caso o nome esteja sujo, é possível que este processo seja dificultado. 
  • Paz de espírito: estar em um momento livre de dívidas e desfrutar de uma maior liberdade financeira, consequentemente, contribuirá para uma melhor saúde mental e física.

Comentários estão fechados.