Veja alguns erros comuns que ocorre no Departamento Pessoal

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O departamento pessoal é composto por várias exigências, muitos processos, informações detalhadas.

Todos esses detalhes afetam diretamente na relação trabalhista/previdenciária entre empresa e colaborador. 

Na matéria de hoje vamos listar alguns erros que são comuns no Departamento Pessoal e que devem ser evitados. 

Falhas em alguns casos afetam a empresa e o colaborador, supondo que se a empresa deixar de recolher um imposto ou até  mesmo o colaborador não consegui sacar o FGTS por conta de falhas. 

Pensando nisto elaboramos nesta matérias alguns erros comuns do departamento que contém dicas para evitar/minimizar erros.

Confira! 

Não consultar manuais de obrigações acessórias, documentos legais 

É fácil achar explicações e legislação pela internet, este serviço pode facilitar no atendimento e na tomada de decisões estratégicas. 

Procure sempre tirar suas dúvidas, em grupos nas redes sociais, fóruns ou até mesmo setor jurídica da empresa. 

Sempre corrija informações da empresa 

Deixar de corrigir informações, na maioria das vezes podem prejudicar o colaborador ou a empresa. 

Designed by @freepic.diller / freepik
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Esteja atento as informações prestadas, nas documentações digitadas 

É normal cometer falhas, mas é primordial que conserte o quanto antes para evitar dores de cabeça no futuro. 

Confira documentos e relatórios 

Confira se o valor do adicional noturno está calculado de maneira correta, explore o software de folha de pagamento utilizado, pois podem te auxiliar nas conferências. 

Definir procedimentos, verificar  assinaturas nos documentos, checklists, tendem a facilitar.

eSocial 

O eSocial é realidade para muitos profissionais que acreditam na responsabilidade do sistema de folha.

Este sistema de folha fera os leiautes e transmite, porém quem precisa parametrizar, conferir as informações, é o responsável pela entrega do eSocial. 

Esteja atento às informações enviadas para saber tratar dos erros retornados, ou pelo menos para ter uma direção. 

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Por Lais Oliveira