Veja como a técnica dos 5 minutos aumenta a produtividade

Veja como treinar o cérebro para interromper a procrastinação

São necessários apenas cinco minutos para aumentar sua produtividade e parar com a procrastinação. Quem conta os segredos da técnica é Renato Alves, escritor, pesquisador, palestrante internacional e primeiro brasileiro a receber o título de Melhor Memória do Brasil.  

Para aumentar a produtividade no trabalho, o truque é simples: basta se forçar a trabalhar em uma tarefa específica por exatos cinco minutos. Isso mesmo! Você pode até desistir em seguida, se quiser, mas Renato explica que é muito provável que você não queira parar, por se sentir motivado a ir até o final.

A razão é que, ao iniciar o trabalho, você estabeleceu uma meta – e estabelecer metas é uma das maneiras mais eficazes em combater a procrastinação. “Sabe o porquê de esse truque dar certo? Porque ele funciona como um trailer de filme. O trailer nada mais é que uma prévia que gera uma curiosidade e faz com que a gente queira passar 90 minutos assistindo ao filme completo. Toda essa vontade é despertada com apenas 3, 4 ou 5 minutinhos de trailer. Por isso, partindo dessa mesma ideia, o truque dos cinco minutos vai convencendo a sua mente de que fazer aquela tarefa não vai ser tão ruim assim. Isso vai acontecer porque a parte mais difícil para um procrastinador é começar algo. Quebrando essa barreira e colocando a mão na massa, aquela sensação de que a tarefa é chata vai sumindo”, explica.

Outro ponto positivo é que a repetição da técnica leva à melhora da produtividade a médio e longo prazo. Esse resultado tem a ver com neuroplasticidade. Nosso cérebro é capaz de reforçar hábitos, sejam eles bons ou ruins. Se uma pessoa procrastina com frequência, mais a mente vai se programar para deixar tudo pra depois – mas o contrário também acontece. Ou seja, quanto mais você cumpre suas tarefas, melhor vai ficar nisso. 

Além disso, o ser humano é hedonista, buscando sempre satisfação e prazer. Ao estabelecer e cumprir uma meta específica, a pessoa se sente mais satisfeita consigo mesma e vai buscar esse padrão novamente. 

“Em apenas cinco minutos, você consegue tornar o seu dia mais produtivo e ter aquela sensação de que colocou a mão na massa, além de estar mais próximo do seu objetivo. Afinal, de pouco em pouco, a gente consegue chegar longe!”, finaliza Renato. 

O professor Renato Alves foi o primeiro brasileiro a receber, por meio de homologação oficial, o título de Melhor Memória do Brasil certificado pelo livro dos recordes. 

Comentários estão fechados.