Veja como dar entrada na sua aposentadoria em 2021

0

Na matéria de hoje vamos esclarecer em como dar entrada na sua aposentadoria em 2021, com vários requisitos alterados é importante estar atendo a documentação para que não haja dores de cabeça no futuro.

Continue nos acompanhando e esteja por dentro do assunto. 

Regras de transição 

Essas regras alteram todos os anos, elas são destinadas aos segurados do INSS que já contribuíram para o INSS  antes de ocorrer a Reforma da Previdência, mas que ainda não conseguem se aposentar. 

As regras de transição visam amparar o segurado que já estava prestes a se aposentar, para que ele não sofra os impactos das mudanças. 

Entrada na aposentadoria

Para dar entrada na aposentadoria é necessário que você esteja atento (a), com a idade mínima, depois da reforma da previdência os requisitos para homens passou a ser 65 anos e 62 anos para mulheres. 

Vamos ressaltar que se o trabalhador possuía requisitos para requerer sua aposentadoria antes da Reforma da Previdência no dia 13 de novembro de 2019, mas o mesmo não tinha realizado a solicitação, ele terá direito às regras antes da reforma, com isso os direitos serão garantidos. 

Designed by @olly / Freepik
Imagem por Freepik / Designed by @olly / Freepik

Regra de transição por pontos 

Nesta regra o segurado precisa atingir a pontuação conforme a soma de sua idade e tempo de contribuição. 

Lembrando que nessas regras haverá um aumento de 1 ponto a cada ano, com o limite em 100 para mulheres no ano de 2033 e 105 para os homens em 2028. 

Você sabe o que é regra de transição? 

Com a Reforma da Previdência a idade mínima para as mulheres é de 62 anos e 65 anos para os homens e 15 anos de contribuição para a previdência. 

No nosso texto explicamos que estas regras são para amparar os segurados que estavam próximos de se aposentar e com elas eles conseguiram o benefício antes. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira