Veja como é fácil regularizar a situação do seu CPF

O Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) pode ficar não estar regularizado na Receita Federal, existem vários motivos que podem causar essa situação de irregularidade.

O primeiro passo para resolver essa situação é buscar saber como anda sua situação com a Receita Federal, para isso basta acessar a plataforma da Receita buscar pela área onde estão disponíveis a comprovação e a emissão de CPF.

Ao informar seus dados será possível ter acesso a sua situação cadastral, caso seu CPF não esteja regularizado você pode descobrir no decorrer do texto o que deve ser feito para realizar a regularização.

Como e quando um CPF fica irregular?

Normalmente, quando um CPF fica irregular é porque ocorreu algum problema ou pendência no seu cadastro. 

Não efetuar a Declaração de Imposto de Renda pode ocasionar a irregularidade do CPF. Ele pode acabar sendo suspenso, nulo, cancelado ou pendente de regularização. 

A nulidade do Cadastro de Pessoa Física pode se dar quando a Receita Federal identifica alguma irregularidade ou fraude na Declaração de Imposto de Renda (IR). 

Já a suspensão pode ocorrer quando ocorre algum erro na realização do cadastro. O cancelamento pode ser feito se houver duplicidade do documento e quando ele é roubado ou perdido. 

A pendência de regularização ocorre nos casos onde a Declaração de Imposto de Renda deixou de ser feita em algum momento dos últimos cinco anos. 

Descubra como está sua situação com a Receita Federal 

A consulta é rápida e fácil de se fazer, através da plataforma online da Receita Federal é possível descobrir qual é a sua situação. 

Acesse o site e disponibilize os dados solicitados e efetue a consulta. O CPF irregular pode impedir um cidadão de realizar algumas atividades importantes como tirar a habilitação de motorista, emitir passaporte também se torna inviável assim como fica difícil participar de negociações de imóveis. 

Também não é possível começar um emprego formalizado com o CPF irregular, nem receber prêmios de loterias e solicitar serviços bancários como financiamentos e empréstimos. 

Resolva seus problemas com o CPF irregular

A resolução para quem encontra o CPF pendente é acessar o portal e-CAC e conferir qual Declaração do IR deixou de ser feita. Caso tenha dificuldades para realizar o procedimento, a recomendação é buscar a assessoria de algum profissional da contabilidade. 

Se a situação do CPF for a de suspensão, o indivíduo poderá realizar o processo de regularização pela internet. Por meio da plataforma “Regularização de CPF” é possível preencher os dados necessários solicitados pelo formulário da página. 

Após o preenchimento das informações, envie o formulário e anote o protocolo para o acompanhamento do processo. O requerimento para regularizar o CPF também pode ser feito via Correio, é preciso pagar uma taxa de R$7,00 pelo procedimento. 

A Receita Federal informa um prazo de 90 dias desde o recebimento do requerimento até a realização do atendimento para a regularização da situação. 

Os demais casos de irregularidade do CPF devem ser resolvidos nos postos da Receita Federal. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.