Veja como fazer uma promoção de venda de sucesso

0

A promoção de vendas é uma das estratégias de marketing mais utilizadas para melhorar o desempenho comercial de uma empresa além de trazer proximidade junto aos clientes.

Esta ferramenta é caracterizada pelas vantagens promovidas ao consumidor por tempo limitado, pois, estimula a venda durante determinado prazo no intuito de elevar o ticket médio, a experimentação, além de alcançar objetivos diversos estabelecidos pela empresa. 

Essa iniciativa permite que o lançamento de um novo produto ou serviço no mercado tenha um volume significativo de vendas, afetando positivamente o faturamento, além de atrair e fidelizar novos clientes e movimentar o estoque.

Mas, vale destacar que, para atingir cada uma dessas metas, é preciso aplicar estratégias distintas. 

As opções de ofertas não faltam, é podem variar desde a famosos descontos até a concursos culturais, o céu é o limite. 

Contudo, a empresa deve entender que, não basta apenas colar um adesivo de “liquidação” na vitrine ou banner no site da loja e esperar pela chegada dos clientes. 

Para a estratégia ter um bom resultado é preciso que cada ação seja planejada nos mínimos detalhes, mantendo o foco na meta final e qual o público-alvo desejado. 

Relevância da promoção de vendas 

A promoção de vendas é uma das estratégias mais eficazes de um negócio, considerando também que, no Brasil, os consumidores se atraem facilmente mediante descontos e promoções. 

Segundo dados apurados pela pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, publicada em 2020 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 71% dos brasileiros esperar por promoções para adquirir produtos com um valor elevado, por exemplo, eletrodomésticos, móveis, celulares, eletrônicos e automóveis. 

Já o estudo realizado pelo Instituto Qualibest em 2020, aponta que, mesmo diante da pandemia da Covid-19, 20% dos brasileiros conseguiram aproveitar bem as promoções realizadas pelo varejo. 

Além do que, o Brasil é o terceiro país onde as promoções mais crescem em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América (EUA) e da China, de acordo com um estudo da Kantar publicado em 2018. 

Por que é essencial planejar as promoções de vendas? 

Toda promoção de vendas requer um planejamento antecipado com o objetivo de alcançar o retorno esperado à empresa, afinal, a estratégia consiste em reduzir os valores, conceder benefícios e se comprometer com uma oferta junto ao consumidor, atividades que exigem preparo e responsabilidade. 

Tais tarefas são importantes, pois, sem um planejamento adequado, a estratégia pode acabar tendo um efeito contrário, prejudicando a imagem da empresa a depender da gravidade dos erros cometidos. 

Observe os principais riscos dessas ações: 

  • Calcular mal os descontos e acabar saindo no prejuízo;
  • Ficar com estoque parado após uma promoção mal-sucedida;
  • Sofrer penalidades legais como multas e proibição de realizar promoções em caso de sorteios não autorizados;
  • Ser acusado de fraude pelos consumidores, se o desconto for manipulado;
  • Ficar com estoque indisponível antes do fim da promoção.

Sendo assim, é possível notar a importância em seguir boas práticas, conhecer e entender as estratégias de marketing e, em casos específicos, buscar por um apoio jurídico para realizar as promoções de vendas legalmente. 

Por Laura Alvarenga