Site icon Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Antecipação do FGTS, veja como funciona

O saque aniversário é uma das modalidades de acesso ao FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço).

Como o próprio nome destaca, o recurso é disponibilizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, que faz a adesão à modalidade junto à Caixa Econômica Federal – gestora do pagamento. 

Neste mês, por exemplo, o dinheiro já está disponível para os nascidos em junho. Mas além de poder ter acesso ao dinheiro uma vez ao ano, aqueles que optam pelo saque-aniversário também podem antecipar até três parcelas do FGTS.

Quer saber como funciona? Continue conosco e saiba como ter acesso ao recurso de forma antecipada. 

Como optar pelo saque-aniversário?

Se você está precisando de um recurso extra, fazer a antecipação do FGTS pode ser uma oportunidade. Mas, para isso, o trabalhador deve fazer a adesão à modalidade saque-aniversário através do aplicativo FGTS ou no site da Caixa Econômica Federal.

Aqueles que preferirem podem ainda solicitar adesão através do atendimento presencial em uma das agências da Caixa. A adesão deve ser feita até o último dia do mês de seu aniversário para receber o valor ainda em 2021.

Caso contrário, o pagamento somente será liberado no próximo ano. Vale ressaltar que, além de poder sacar no seu mês de aniversário, o trabalhador continua tendo o direito de fazer a movimentação da conta do FGTS nas situações que estão previstas em Lei, são elas:

Antecipação 

A antecipação se trata de uma nova modalidade de crédito destinada a pessoas físicas que tenham aderido ao saque-aniversário.

Ela é chamada de empréstimo FGTS e disponibiliza até três parcelas do benefício, que ele teria direito de sacar somente uma vez por ano. Sendo assim, é cobrada taxa de juros de 0,99% ao mês que enquadra dentre as mais baixas no que se refere ao crédito pessoal. 

Mas atenção: existe um valor mínimo de antecipação, que é de R$2.000,00 para quem deseja antecipar as três parcelas.

Mas o trabalhador também tem a opção de antecipar apenas uma parcela, cujo valor mínimo é de R$300,00. Desta forma, o valor disponível em conta vinculada FGTS será bloqueado como garantia da operação. 

Como antecipar?

Para evitar aglomeração nas agências, a Caixa Econômica Federal disponibiliza a antecipação do saque-aniversário por meio da internet. Mas antes, veja se você cumpre os critérios:

Para saber o valor, você pode fazer uma simulação, que levará em consideração a data da solicitação, pois, o recurso é atualizado diariamente.

Então, acesse o aplicativo FGTS ou do o site da Caixa Econômica Federal e busque pela opção “Empréstimo Saque Aniversário” e selecione a “Caixa” , depois, clique em “Confirmar”. Desta forma, o valor será creditado na conta do cliente. 

É importante destacar que, além daqueles que possuem contrato de trabalho ativo, a antecipação também pode ser feita por quem não está trabalhando ou ainda pelos cidadãos que possuem restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito. 

Por Samara Arruda

Sair da versão mobile