Veja como humanizar a gestão de pessoas na pandemia

0

Os funcionários são o bem mais precioso de toda empresa. Mantê-los engajados e motivados é uma das missões mais importantes e, ao mesmo tempo, desafiadoras.

Com a pandemia, que tem criado severos impactos à saúde mental, fazer uma gestão de pessoas humanizada à distância tem sido ainda mais difícil.

Segundo o relatório anual da American Psychological Association (APA) deste ano, onde aponta as tendências emergentes da psicologia, dois terços dos trabalhadores relataram que os problemas de saúde mental sofridos prejudicaram seu desempenho profissional durante a pandemia.

Paralelamente, outra pesquisa realizada pela Lyra Health e pela National Alliance of Healthcare Purchaser Coalitions, mostra que 40% dos funcionários disseram estar enfrentando um esgotamento nesse período.

Os impactos causados pela pandemia são devastadores e, além de afetar a própria saúde de muitas pessoas, impactam consequentemente em outras atividades e responsabilidades profissionais.

Neste cenário, ter uma boa gestão de pessoas pode contribuir – e muito – para driblar esse esgotamento, e, ainda, trazer a motivação, engajamento e produtividade antes vista no trabalho presencial.

Felizmente, essa já é uma tendência adotada por diversas empresas. Um estudo feito pela Mercer e divulgada pela Você RH mostrou que 72% dos gestores confirmam que a pandemia foi a razão efetiva para adotar transformações na companhia.

Além disso, 40% dos executivos disseram ter se aproveitado da transformação digital para elaborar as melhores estratégias para esse objetivo.

Esses resultados deixam claro que, em meio ao distanciamento social, o uso da tecnologia deve ser o foco da gestão de pessoas.

Em um primeiro momento, a tecnologia traz enormes benefícios para o dia a dia da organização, permitindo acompanhar o andamento e desenvolvimento de cada funcionário por meio de plataformas online e, manter uma comunicação próxima e clara por meio de ferramentas tecnológicas.

Tudo isso otimiza o dia a dia das tarefas e contribui para diminuição de reuniões e processos desnecessários.

Mas além disso, a gestão de pessoas também deve se preocupar em usar essa tecnologia para momentos de descontração entre todos.

Na Pontaltech, por exemplo, desenvolvemos um trabalho forte nessa questão por meio de diversas plataformas e aplicativos voltados ao incentivo da saúde mental.

Neles, os times podem contar com consultas com psicólogos e muitos conteúdos de bem-estar, como aulas de yoga, podcasts e meditações guiadas – tanto transmitidas ao vivo quanto gravadas e disponibilizadas para serem acessadas a qualquer momento.

Um deles oferece uma espécie de termômetro de saúde, onde cada pessoa indica se está feliz, neutro, triste ou muito triste.

Caso selecione uma das últimas opções, entramos em contato para entender o que aconteceu e como podemos ajudar.

Essas plataformas são extremamente importantes para que as empresas consigam tirar insights importantes sobre o dia a dia dos funcionários à distância.

Afinal, com o home-office, as chances de problemas pessoais ou desentendimentos com quem mora na mesma casa interferirem no nosso desempenho profissional, são bem maiores.

Por isso, os funcionários devem ter um espaço onde se sintam à vontade para expor seus sentimentos e compartilhar o que os está incomodando.

Com isso, a missão das empresas e, principalmente da gestão de pessoas, é buscar formas de ajudá-los, seja por meio de terapia ou aulas de descontração.

Isso acaba contribuindo para um maior desempenho, produtividade no dia a dia e, inclusive, uma maior motivação.

Momentos de relaxamento e descontração como esses são extremamente importantes para a saúde mental das pessoas em meio a esse cenário difícil de isolamento social.

Essas devem ser as prioridades de todas as empresas agora e depois que tudo isso passar.

Por: Camila Paiva é Gerente de RH da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.