Veja como pedir desconto ou pausar o financiamento de imóvel na Caixa

0

A Caixa Econômica Federal está oferecendo novas condições de pagamento das prestações de financiamento imobiliário, na tentativa de amenizar as dificuldades financeiras causadas pela pandemia.

Aqueles que comprovarem perda de renda, por exemplo, podem contar com a redução no valor das parcelas e o desconto superior a 75%. 

Então, se você está precisando de um apoio para pagar as contas do seu financiamento, veja como pedir a redução das parcelas por meio de descontos, além da pausa no financiamento. Aproveite para saber ainda se você pode contar com esses benefícios.  

Condições especiais

Segundo a Caixa, dentre as condições disponibilizadas para o pagamento das prestações estão:

  • Pausa no pagamento das prestações por até 6 meses: voltado aos clientes que recebem o auxílio emergencial ou o seguro desemprego; 
  • Redução do valor da sua prestação em até 25%: pelo prazo de até 6 meses, 
  • Redução de 25% e 74,99% da prestação: pelo prazo de até 3 meses (sendo necessário apresentar autodeclaração de perda de renda);
  • Redução acima de 75% do valor da prestação;

Quem pode solicitar?

Os clientes que possuem contratos habitacionais com a Caixa Econômica Federal, podem aproveitar as novas condições.

Estão incluídos os imóveis financiados nas modalidades Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). 

Mas atenção: as parcelas devem estar em dia ou com atraso de, no máximo, dois meses. Os descontos também são voltados aqueles que  são beneficiários do auxílio emergencial ou do seguro desemprego. 

Por sua vez, aqueles que estiverem em atraso nas prestações não podem solicitar os descontos, assim como, os clientes que já utilizam o saldo do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) para reduzir o valor das prestações mensais. 

Solicitação 

Para ter acesso às novas condições, é necessário fazer a solicitação à Caixa Econômica Federal. A adesão aos descontos ou pausa nos pagamentos está sendo feito através do aplicativo de Habitação da Caixa, assim, basta clicar na opção “solicitar pausa emergencial”. 

Depois, leia as orientações e clique em “próximo” para informar os dados solicitados. Outra opção é fazer contato através do telefone 0800-104-0104. Para isso, tenha em mãos seus documentos pessoais e do seu contrato com a Caixa. 

Vale ressaltar que, para obter o desconto de até 25% não é exigida outra documentação para justificar o pedido, no entanto, aqueles que solicitarem entre 25% e 74% devem fazer uma autodeclaração de perda de renda.

Por sua vez, aqueles clientes que têm a intenção de solicitar desconto superior a 75% também devem apresentar documentos formais que comprovem a perda de rendimento mensal.

No caso do pedido de suspensão que é voltada às pessoas que estão recebendo o auxílio emergencial ou o seguro desemprego, também não é preciso apresentar documentação extra.

A Caixa Econômica Federal informou que fará a verificação dos dados, visto que a própria instituição  faz a gestão e pagamento desses benefícios, portanto, possui acesso às informações do cliente. 

Cobrança

Para aqueles que fizerem a adesão à essas novas condições de pagamento, a cobrança dos valores serão incorporados ao saldo devedor do contrato.

A Caixa também destacou que as condições contratuais não serão alteradas, assim, tanto o prazo de financiamento quanto a taxa de juros estabelecida no contrato inicial serão mantidos.

Casa própria 

Os brasileiros interessados em adquirir a tão sonhada casa própria também podem participar do 1º Feirão Digital Caixa, que acontece entre 25 de junho a 4 de julho.

Durante o evento, serão ofertados cerca de 180 mil imóveis em todo o país, além de contar ainda com a participação de mais de 600 construtoras.

Também estarão disponíveis mais de 6 mil imóveis da Caixa com condições especiais de financiamento. Segundo a organização, no Feirão o cliente poderá fazer a escolha do imóvel na plataforma do evento.

Além disso, será possível realizar a simulação do financiamento e ser atendido por correspondentes do banco de forma online, através do chat. 

Por Samara Arruda