CDAM: Veja como ter assistência médica gratuita fora do Brasil

0

É crescente o número de brasileiros que desejam ter uma qualidade de vida melhor e decidem morar no exterior.

E para que os direitos dos brasileiros sejam assegurados no país estrangeiro, o Brasil possui Acordo Previdenciário Internacional com vários países, o que vem ganhando força a cada dia.

E nesses acordos é possível até mesmo assegurar o direito de assistência à saúde, sendo o que ocorre nos acordos firmados com Cabo Verde, Itália e Portugal.

Nessa situação, para a utilização do sistema de saúde no exterior é necessário adquirir o Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM.

Como funciona esse Certificado?

O Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM é indicado a todos os brasileiros que forem visitar ou morar em Cabo Verde, Itália ou Portugal, para ter acesso à saúde pública nesses países.

Assim, se o brasileiro necessitar utilizar a rede de saúde, é necessário apenas mostrar o Certificado, para obter os mesmos direitos que um cidadão local.

Como eu adquiro o CDAM?

O certificado pode ser adquirido através do site do Governo Federal, antes de viajar para os países de Cabo Verde, Itália e Portugal e o prazo de entrega do certificado é de quinze dias e é adquirido de forma gratuita.

Quem pode solicitar o CDAM?

Para ter o direito ao CDAM, é necessário que o Brasileiro tenha pelo menos, realizado uma contribuição para o INSS.

Inclusive, o Certificado também é fornecido para cônjuges e dependentes, menores de 21 anos.  

Outro ponto interessante é que os estrangeiros dos países de Cabo Verde, Itália e Portugal, também poderão requerer o CDAM e utilizar no Brasil.

O CDAM possui validade?

O Certificado tem o prazo de validade de um ano e pode ser prorrogado.

Para realizar a prorrogação é necessário realizar o mesmo procedimento da primeira solicitação.

Contudo, se o passaporte possuir a validade menor que um ano, o CDAM terá a validade até a data de vencimento do documento.

Exemplo

Carlos planejou suas férias de verão com a família em Portugal.

Ao consultar como poderia adquirir o Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM, além de conquistar para si, estendeu para todos os membros da família.

No decorrer da viagem, Carlos acabou contraindo uma intoxicação alimentar, precisando utilizar a assistência médica em Portugal.

Assim, como Carlos adquiriu o CDAM, utilizou esse benefício e pagou apenas 20 euros na consulta emergencial, se não tivesse adquirido o Certificado, gastaria em torno de 80 euros para ser atendido por um médico particular.

Dessa forma, o Certificado de Direito à Assistência Médica fez com que Carlos economiza-se 60 Euros.

Fique Ligado!

Recebemos vários questionamentos de pessoas que desejam continuar residindo no exterior, depois de finalizado o período permitido de estada.

As principais dúvidas, sempre estão relacionadas a sua aposentadoria e, como fazem para garantir o melhor benefício previdenciário e usufruir melhor dos acordos previdenciários internacionais.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: Domeneghetti Advogados Associados