17°C 28°C
Uberlândia, MG

Veja o que considerar ao estipular o preço de produtos

Veja o que considerar ao estipular o preço de produtos

16/02/2022 às 16h17 Atualizada em 16/02/2022 às 19h17
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:

Precificar os produtos de forma correta é um dos passos mais importantes para garantir a saúde financeira de uma empresa. Mas o processo por trás desse cálculo ainda é nebuloso para alguns empresários, fazendo com que pontos que devem ser levados em consideração sejam deixados de lado ao calcular o preço de venda das mercadorias. É um fato que o preço de um produto influencia diretamente em seu volume de vendas, mas isso não significa que se deva ofertar tudo a um preço irrisório.

Continua após a publicidade

Fábio Ieger, CEO da iCertus, startup de Curitiba (PR) que oferece uma série de serviços voltados para a gestão de micro e pequenas indústrias, com destaque na área de crédito, revela pontos primordiais para uma precificação correta. “A precificação de produtos é uma das decisões mais importantes relacionadas ao funcionamento de uma empresa, e também é um dos maiores desafios. Para definir corretamente, é preciso considerar os custos de produção, a competitividade de mercado e pensar sobre qual é a margem de lucro que deseja trabalhar. É necessário  encontrar o preço correto, estabelecendo um equilíbrio entre competitividade e margem de lucro”, pontua.

O empresário alerta sobre a importância de levar todos os custos operacionais em consideração na hora de precificar um produto. “Existem dois tipos de custos que devemos prestar atenção. O custo variável está diretamente ligado ao volume de vendas de um determinado produto, por isso, aumenta e diminui conforme a demanda, como mercadorias, embalagens e impostos. Por outro lado, existem os custos fixos, que corresponde a tudo aquilo que será cobrado independentemente da venda, como o aluguel do estabelecimento,  energia, água e salários”, explica.

De acordo com Ieger, é importante também presta atenção no movimento dos concorrentes. “O preço deve estar compatível com os concorrentes diretos e alinhado ao mercado de consumo. Entretanto, o preço de venda de um concorrente pode ter passado por processos diferentes, como melhores condições junto aos fornecedores. Por isso, avalie todo o processo antes de estipular um valor”, conclui o CEO.

Por Fábio Ieger é empreendedor e apaixonado por tecnologia. 

Continua após a publicidade

O iCertus proporciona ao usuário uma experiência agradável e intuitiva, utilizando ícones de fácil compreensão, com telas simplificadas e com todas as informações em um só lugar. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
27°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

27° Sensação
1.54km/h Vento
44% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qua 29° 18°
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 20°
Dom 29° 21°
Atualizado às 18h53
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,13 +0,06%
Euro
R$ 5,49 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,33%
Bitcoin
R$ 361,971,84 +0,20%
Ibovespa
125,148,07 pts -0.34%