Veja o que mudou no empréstimo consignado

0

O empréstimo consignado teve sua margem ampliada pelo governo federal que irá ajudar aposentados e beneficiários dos programas assistenciais. Ela subiu de 35% para 40%. Valendo para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e os beneficiados pelo Auxílio Brasil.

De acordo com o governo, mais de 50 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com a medida.

Margem do consignado

O governo acredita que o aumento da margem do consignado vai melhorar o acesso ao crédito. O consignado tem como benefício a redução de juros. A medida deve movimentar em empréstimos mais de R$ 77 bilhões, ou seja, a intenção é movimentar a economia do país.

Por enquanto não houve nenhuma manifestação dos bancos em relação ao aumento da margem do consignado. Existe uma preocupação com o número de pessoas endividadas no Brasil, que está gerando cautela no momento.

Desta forma, 35% será para contratação do empréstimo pessoal e os 5% para as despesas do cartão de crédito consignado.

O consignado permite que a quitação seja feita em parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários. Ou seja, do INSS, BPC ou Auxílio Brasil.

Atualmente os juros praticados pelo empréstimo consignado estão em 2,14% ao mês. Já em relação ao cartão de crédito consignado, os juros estão em 3,06% ao mês. Ao ano, os juros podem chegar a 30%.
O INSS informou que o número de pedidos de empréstimo consignado entre aposentados e pensionistas subiu de 32,5 milhões em 2019 para 40,5 milhões em 2021 devido ao aumento da margem de empréstimo para 40%.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.