Veja os Documentos Necessários para Aposentadoria

0

No momento de requerer sua aposentadoria é primordial que você esteja com todas as documentações em mãos para facilitar a concessão do benefício, é comum ter centenas de benefícios não concedidos pelo INSS e  o principal fator é a documentação incompleta. 

Por isso esteja atento (a) se possível faça um planejamento previdenciário para  escolher a melhor categoria e estar em dia com as suas documentações e não ter burocracias no futuro. 

A falta de documentação correta pode gerar 3 resultados: 

  1. Benefício negado;
  2. Você pode ter que começar tudo do zero e perder alguns meses;
  3. Seu benefício pode ter um valor menor do que você tem direito. 

A maioria dos segurados esquece de juntar as documentações necessárias  e acabam deixando para última hora, na matéria de hoje vamos falar um pouco sobre os procedimentos necessários para que você não tenha dores de cabeça no futuro. 

Quais são as espécies mais comuns de aposentadoria e como saber a minha categoria? 

Para você escolher a melhor aposentadoria é necessário saber em qual categoria você se encaixa, veja as espécies mais comuns: 

  1. Aposentadoria por idade;
  2. Aposentadoria por Tempo de Contribuição; 
  3. Aposentadoria Especial; 
  4. Aposentadoria por invalidez. 

Quais os documentos para todas as aposentadorias? 

Independente de qual categoria você se encaixa, algumas documentações você  sempre vai precisar apresentar ao INSS. Veja :

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho – se houver mais de uma, você deve levar todas;
  • PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) – caso você não saiba o seu, é possível solicitar on-line, por telefone ou em uma agência da Previdência Social;
  • Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
  • Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site Meu INSS.
INSS

Documentos Adicionais, caso você estiver em alguns desses casos: 

Carteira de trabalho ou CNIS incompletos 

Se a sua Carteira de Trabalho ou CNIS estiver incompletas, você poderá apresentar também: 

  • Extratos do FGTS;
  • Holerites;
  • Outros documentos relacionados a seus salários no período, como folha de funcionários. extratos bancários, etc.

Aposentadoria Especial 

Para esta categoria é necessário providenciar um documento chamado PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que é despachado pelo empregador ou pelo sindicato da categoria. Este documento irá comprovar a insalubridade ou periculosidade da atividade exercida. 

Aposentadoria para  homem 

É necessário levar a certidão de reservista, essa documentação serve para a aposentadoria por idade e por tempo de serviço e podem adicionar alguns anos no seu tempo de contribuição. 

Documentos de empresas falidas 

Caso a empresa que você exerceu suas atividades laborais tenha falido, é possível ir até o Síndico da Massa Falida e solicitar os documentos, infelizmente você  terá uma dorzinha de cabeça.

Aposentadoria por invalidez 

Para esta categoria é necessário documentos que comprovem o vínculo empregatício no momento do acidente ou início da doença e documentos que comprovem a invalidez: 

Estes documentos são: 

  • Laudos médicos;
  • Exames;
  • Atestados;
  • Declarações médicas;
  • Receituários.

Conclusão 

Infelizmente os segurados não estão atentos as documentações necessárias e isso faz com o que a maioria dos benefícios sejam negados, como mencionamos no começo do texto é muito importante fazer um planejamento previdenciário  e ter as documentações em mãos. Pois, além de você não apresentar os documentos na fase administrativa e consequentemente comprometer o resultado no seu processo administrativo no INSS, isso pode comprometer também o resultado do seu processo na justiça. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira