Veja qual é a melhor data para se aposentar

0

É bastante comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a data da aposentadoria, isso normalmente acontece devido às inúmeras modalidades deste benefício. 

No entanto, a Reforma Previdenciária estabeleceu novas regras previdenciárias, e aumentou significativamente, as alternativas de aposentadoria. 

Entretanto, é preciso ter bastante cuidado ao solicitar o benefício, pois, qualquer erro, por mais simples que seja, ao tomar essa decisão, pode causar prejuízos irreversíveis.

Por isso, o planejamento previdenciário pode ser a melhor alternativa para descobrir qual a melhor data para se aposentar. 

Perante a regra geral da aposentadoria, atualmente, os homens podem se aposentar com 65 anos de idade e as mulheres com 62, embora hajam outras possibilidades. 

Considerando a existência de cinco regras de transição que podem auxiliar a optar pelo modelo mais vantajoso de aposentadoria, é possível alterar a idade mínima para se aposentar. 

Tudo isso sem contar a aposentadoria especial, contagem de tempo especial para aposentadoria, averbação de tempo, entre outros fatores.

Diante das diversas possibilidades de aposentadoria, é muito fácil ocorrer um erro no percurso, o qual faça o segurado se aposentar com a idade menos vantajosa.

Normalmente isso acontece porque o segurado deixa para pensar com atenção na aposentadoria, somente no momento em que está prestes a solicitar este benefício. 

Tal hábito torna o processo de formação do histórico profissional complexo e demorado, o qual requer a junção de toda a documentação necessária, realização dos cálculos, análise das possibilidades de aposentadoria e finalmente, a descoberta da melhor idade para se aposentar. 

Isso quer dizer que não há uma data padrão, pré-definida, que indica a melhor data para se aposentar, pois este fator irá depender da situação particular de cada segurado do INSS. 

No entanto, é possível afirmar que, ignorar o planejamento previdenciário e deixar para pensar na aposentadoria de última hora, indica grandes chances de perder dinheiro. 

Planejamento Previdenciário na prática

O planejamento previdenciário, na prática, funciona através de etapas importantes conforme observado a seguir: 

  • Histórico de trabalho;
  • Busca das provas necessárias;
  • Comparação do histórico com as provas;
  • Realização os cálculos previdenciários;
  • Descoberta da melhor modalidade de aposentadoria;
  • Entrega da documentação completa informando: a melhor idade para a aposentadoria, melhor modalidade de aposentadoria, valor da aposentadoria, bem como, todas as demais possibilidades de aposentadoria.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laura Alvarenga