Veja seis formas de incentivar seus colaboradores no Home Office

Motivar os colaboradores no trabalho remoto, especialmente, em momentos de crise, é uma missão complicada

Encontrar formas de incentivar seus colaboradores no Home-Office é uma das dúvidas mais comuns entre grande parte dos líderes de empresas. O questionamento é justificável, especialmente porque nem todos estavam adaptados para executar as suas tarefas à distância. 

Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas que ajudam nesse processo, destacando de que forma elas podem impactar em sua rotina. As orientações são muito importantes, especialmente porque diversas companhias pretendem continuar com o trabalho remoto, mesmo após o fim da pandemia. 

1- Aprenda a administrar situações de conflitos 

Um líder de sucesso é aquele que consegue administrar momentos de crise com empatia e compreensão. O mais indicado é procurar entender os seus colaboradores, especialmente em períodos de crise, como a pandemia causada pelo novo coronavírus. Afinal, ela afeta cada indivíduo de uma forma diferente. 

O mais indicado é ouvir os membros do seu time com paciência e deixá-los mostrar os seus pontos de vista, sem medo de serem julgados. Quando você tem esse tipo de preocupação, os colaboradores ficam mais animados para atingir os melhores resultados, seja em momentos tranquilos ou turbulentos. 

2 – Seja transparente com a sua equipe 

Nunca é demais lembrar o quanto a transparência é importante na comunicação com os seus colaboradores. Eles precisam entender como está o cenário atual da equipe ou da empresa, independente se o período é ruim ou se a companhia está em ascensão. 

Esse tipo de atitude aumenta a confiança dos membros do seu time, uma vez que eles entendem que podem ajudar a organização a conquistar os seus principais objetivos. 

3- Tenha paciência com as mudanças

O “senso de urgência” para alterar hábitos na empresa é um tipo de comportamento que pode prejudicar não só a motivação dos colaboradores, mas também os resultados da companhia. 

Precisamos ser sinceros, caro leitor. O período de adaptação e implementação de novas normas não ocorrem da noite para o dia. É necessário paciência para alcançar os resultados desejados. 

Neste momento, o papel do líder é verificar se os colaboradores receberam as orientações corretamente. Dessa forma, eles vão conseguir entender o novo formato de trabalho com mais clareza. Como consequência, a sua equipe terá mais foco para cumprir a missão que foi delegada pela empresa. 

4- Trabalhe em conjunto com outras áreas da empresa 

Outra dica interessante é atuar em conjunto com outras áreas da empresa, como o marketing e relações públicas. Dessa forma, você garante um bom alinhamento não só dentro da organização, mas também com o seu público-alvo. Lembre-se: antes de comunicar aos consumidores sobre quaisquer alterações, compartilhe as novidades com o seu time. Ele precisa estar preparado para todas as situações.

5- Desenvolva os seus colaboradores 

Um dos erros mais comuns entre grande parte das empresas é contratar um colaborador e achar que ele irá solucionar os problemas como em um passe de mágica. Um líder de sucesso é aquele que desenvolve as habilidades do time com diversos treinamentos para a equipe. Quanto mais preparado os colaboradores estiverem, melhor serão os resultados da sua organização. 

6- Reconheça o desempenho dos membros do seu time

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de reconhecer a performance dos seus colaboradores. Quando o membro do seu time alcançar uma meta, dê brindes e prêmios. Sem dúvidas, é uma estratégia que impacta diretamente na performance do funcionário. Alguns itens são essenciais, como uma mochila personalizada

Motivar os colaboradores no trabalho remoto, especialmente, em momentos de crise, é uma das missões mais complicadas. No entanto, analise as nossas orientações e comece a aplicá-las aos poucos. Em breve, você poderá observar resultados bastante interessantes em sua empresa. 

Após conhecer as melhores formas de incentivar seus colaboradores no Home Office, siga-nos nas redes sociais e aprenda outras estratégias para incentivar os colaboradores em home-office.

Comentários estão fechados.